No dia 8 de agosto o Senado Federal realizou uma sessão histórica que aprovou a instituição obrigatória do sistema de cotas em todas as instituições federais de ensino superior, além de institutos federais de ensino técnico de nível médio.
De acordo com o texto aprovado e que segue para sanção presidencial, as universidades e institutos federais, terão que reservar 50% do total de vagas por curso e por turno para estudantes que tenham cursado todo o Ensino Médio em escolas públicas. Destes 50%, um percentual deverá ser destinado para negros e indígenas, de acordo com a proporção destes na população de cada estado, segundo os dados do último Censo. Tudo isto a ser aplicado em até 4 anos, período que as universidades terão para fazer a transição.
A partir de 2013 as universidades já deverão aplicar pelo menos 25% do sistema de cotas, ou seja, reservar 12,5% do total de vagas para estudantes de escolas públicas, tendo até 2016 para chegar aos 50% previstos na lei.
Também de acordo com a lei, pelo menos 50% das vagas destinadas aos estudantes de escolas públicas serão destinadas a estudantes com renda familiar per capita de até 1,5 salário mínimo (933 reais atualmente). O texto aprovado também determina que após 10 anos da aplicação do sistema de cotas , ele deverá ser revisado.
Agora vem o "X" desta questão, não tenho nada contra pessoas de baixo poder aquisitivo e da rede pública de ensino adentrarem nas universidades federais, pelo contrário, eles tem todo o direito como cidadãos brasileiros que são, no entanto, fico indignado com a forma que o governo trata essas pessoas. Ao invés de investir maciçamente na educação básica e na geração de renda, para que as camadas populares tenham condições de competir de igual para igual e dignamente com os alunos da rede particular de ensino, nossos governantes preferem viabilizar maneiras do povão entrar no nível superior pela porta dos fundos. No meu ponto de vista, esse sistema de cotas por sí só já é uma forma barata de preconceito, ele insinua que negros, índios e demais alunos da rede pública só tem condições de cursar uma universidade se não competirem com os demais candidatos. Não acho isso justo!
Acredito que todos temos condições de aprender, indiferentemente da classe social, cor, raça ou crença, bastando para tal, termos oportunidade de acesso a uma educação de qualidade desde as séries iniciais. Essa iniciativa do governo federal mostra o descaso com o qual eles tratam a educação de nosso país, para eles não é necessário preparar os alunos, basta jogá-los abruptamente nas universidades e enganá-los juntamente com toda a nossa sociedade. Pouco importa se 80% desses estudantes abandonarão seus cursos, desestimulados pela falta de estrutura, professores e condições de ensino adequadas nas nossas universidades. O governo só se importa com números e estatísticas, não com qualidade e eficiência. O povo deve perceber isso enquanto ainda é tempo, dar um basta e exigir que seus direitos e dignidade sejam respeitados, não precisamos de caridade, mas sim de oportunidades para competir no mesmo nível dos demais, sem hipocrisia, sem medo e sem vergonha do que somos: o povo brasileiro.
Qual a sua opinião? Você concorda com o sistema de cotas? Opine! Mostre que sua opinião faz toda a diferença!