domingo, 1 de julho de 2012

15 vs 20: Continuar ou mudar? Eis a questão...

Finalmente as convenções partidárias se desenrolaram por todo o estado no dia de ontem (30/06/2012) e os agrupamentos políticos enfim escolheram seus representantes para o pleito de 2012. Aqui em Moita Bonita houve a confirmação dos nomes de Edimilson Sindô (prefeito) e da profª Maria José de Ariston (vice) - pelo lado da oposição - e de Marcos Costa (prefeito) e Antonio Costa (vice)  - pelo lado da situação. Deixemos de lado a partir de agora os fogos de artifício, a empolgação dos partidários e toda a conversa fiada que sempre envolve um pleito municipal de cidade pequena e analisemos de forma fria e realista todos os desdobramentos que essas duas chapas podem acarretar ao futuro de nossa querida Moita Bonita.

O agrupamento da situação - personificado na pessoa do ex-deputado Bosco Costa - lançou sua última cartada ao apostar no nome do ex-prefeito Marcos Costa para concorrer nesta eleição. Após a desastrosa administração da atual prefeita - a Graziele Costa - a insatisfação popular tornou-se incontrolável e os resultados nas urnas em pleitos anteriores são prova cabal disto. Após seu primeiro mandato (2000 - 2004) Marcos Costa conquistou certa simpatia por parte da população ao investir em festas, em um time deficitário de futsal e na maciça pavimentação das ruas do município. Vale ressaltar também o compromisso do mesmo com todos os seus credores, que o elogiam devido a eficiência e prestatividade em honrar todos os compromissos assumidos pela prefeitura. Como todos os seus antecessores, pecou pela falta de disposição em viabilizar fontes de renda e desenvolvimento para nossa cidade. O resultado disto está ai, para todo mundo ver: temos uma juventude sem expectativas de crescimento profissional em sua cidade, que é forçada a migrar rumo a cidades mais desenvolvidas - como Aracaju e Itabaiana - caso queira conseguir sua independência financeira. Nossa cidade é um ótimo lugar para se viver, mas isso não é o suficiente na realidade atual. As pessoas precisam de oportunidades e o poder público tem de fazer sua parte e se esforçar ao máximo para viabilizar o que os cidadãos almejam: Saúde, educação, segurança e empregos. Espero que o Marcos esteja ciente disso.

O agrupamento da oposição - personificado na pessoa do Edimilson Sindô, que é dissidente do grupo da família Costa - como sempre terá um duro caminho pela frente. Enfrentar mais de 40 anos de continuísmo e comodismo não deverá ser uma tarefa das mais fáceis. Não bastam apenas propostas de mudança e boas idéias, será necessário romper as amarras invisíveis que prendem a maioria de nossos munícipes aos que já se encontram no poder. Será necessário muito trabalho, empenho e acima de tudo responsabilidade. Isso porque não basta afirmar que é uma mudança e no final seguir os mesmos passos do outro. A oposição política de Moita Bonita tem essa arma e essa "fraqueza" ao mesmo tempo. A novidade que eles representam gera esperança em alguns e medo em tantos outros. Isso porque aqueles que se "acostumaram" a forma de administrar da família Costa temem o que aconteceria caso eles perdessem o comando. Algo normal tendo em vista a longa hegemonia que eles - a família Costa - adquiriram em nossa cidade nesses mais de 40 anos. Será necessário pagar para ver, algo que alguns não estão dispostos a fazer, seja por medo, comodismo ou benefício próprio. Mudar nunca é fácil, mas uma vez feito, não tem como voltar atrás. Seja para o bem ou para o mal.

Enfim, as peças foram colocadas no tabuleiro e caberá ao povo moitense decidir qual rei ficará em xeque no mês de Outubro: O da situação - Marcos Costa - ou o da oposição - Edimilson Sindô. Em qualquer um dos casos, espero que o grande vencedor seja o povo de Moita Bonita, que precisa de muito mais do que meras palavras...

Opine. Continuar ou mudar? O que você fará?


48 comentários:

Wesley Bispo disse...

Texto muito esclarecedor e reflexivo.
Parabéns por essa iniciativa!

Geovane Alves disse...

Texto, a base crítica-analítica muito bem elaborado!
Eu prefiro MUDAR!

ketchmacol disse...

Muito obrigado a todos pela valorosa participação. Continuem conosco...

Só na Moita disse...

Parabéns ao redator do texto pela excelente anaslise política na cidade de Moita Bonita. Percebemos que MARCOS COSTA não é total empogação, é um político limitado e que administrou apenas para uma "elite' que sentiu falta dos benefícios que atual prefeita, sabiamente, "cortou". aqui os nossos parabéns a graziele costa pela organização administrativa. Esperamos que MARCOS tenha entendido que um prefeito atual deve ser hábil e querido, não apenas pensar em 'futsal" e "festinhas", pois isso, apenas, não desenvolve o nossos municipio.

Edmilson, é o "novo", apresenta ser dinâmico, hábil politicamente, e tem o carisma. esperamos que em seus discursos possa apresenta propostas concretas de desenvolvimento e geração de emprego, pois, não podemos admitir administradores em pleno século XXI com mentalidade do século XX. Atualmente temos que ter um prefeito que seja encansável na busca de recursos e programas que venham satisfazer toda a população de Moita Bonita.

Então, vamos esquecer as paixões,e votar no melhor para a cidade, sinceramente, precisamos de um nova administração." POISQUEM MUITO DEU, NÃO PODE DAR MAIS"

ketchmacol disse...

Muito obrigado pelo comentário Só na Moita. Há muito que acompanho sua opinião no blog do nosso querido Geovane Alves e fico extremamente contente que esteja também conosco. Abração!

Espaço Livre disse...

Excelente comentário Só na Moita. E obrigado pelo comentário. Abraços da equipe Espaço Livre.

Anonymous disse...

Este comentário foi removido por um administrador do blog.

Anonymous disse...

Edmilson, é o "novo", apresenta ser dinâmico, hábil politicamente, e tem o carisma.?? Sei não viu! Esse prefeitura é muito desejada por todos, o porque? Só eles sabem!
Voces acham que se Edmilson for prefeito ele vai salvar a cidade? Os funcionários dele não será a familia? Minha gente.. Vamos acordar pra vida, tanto faz um como outro as vantagens sempre serão pra eles..

ketchmacol disse...

Opinião interessante. Obrigado pela participação e continue conosco...

Geovane Alves disse...

Opinião a ser considerada importante pelo "anônimo". Salvar a cidade não é de fato o foco o qual Edmilson lançou sua candidatura a prefeito. A cidade está sim em "perigo"; perigo este no que se refere aos profissionais da educação que não são valorizados, na saúde que se agoniza, nas estradas não pavimentadas, na falta de oportunidade de emprego e renda para a juventude, na "amizade em excesso" que se forma nas diversas secretarias municipais, com maioria dos adiministradores das pastas, sendo de Aracaju. Deve sim tirar a cidade desse "malzóleu" que se formou em nosso município. Nenhum prefeito (a), pelo menos que eu conheço deixa de ter parentes na prefeitura, o que, é notável questionar. A matéria surtiu efeitos. O eleitorado de Moita Bonita está opinando! MUDEMOS!

ketchmacol disse...

Nossa intenção é justamente essa, caro Geovane, fazer com que as pessoas debatam e mostrem seu ponto de vista sobre a situação atual de nosso querido município. Suas observações são fatos e podem ser facilmente contatadas por qualquer um que queira ver. Debater gera opinião e opinião gera atitude. Continuemos assim, esse é o caminho certo. Muito obrigado pela participação Geovane. Continue conosco amigo...

Zaqueu Gois disse...

Fico feliz que os jovens de Moita estão acordando e estão também dando sua opinião, contribuindo para o crescimento da nossa cidade. É importante ressaltar que não basta só palavras, nesse momento, principalmente nesse ano de eleição é necessário agir, pensar muito bem antes de votar, analisar toda a tragetória política de nossa cidade e escolher o que realmente é bom para todos. O problema é que algumas pessoas votam pensando de forma individual e não no coletivo, o individualismo e o oportunismo é algo que precisa ser colocado de lado e pensar de forma coletiva. Sabemos que as cidades mais desenvolvidas tanto de nosso estado quanto de todo o nosso país passaram por mudanças administrativas e para que nossa cidade também se desenvolva é necessário que nossa população perca o medo e aposte no novo com a esperança que melhore a qualidade de vida de nossa gente, com mais oportunidades de trabalho, melhor educação, saúde e principalmente uma administração voltada para o povo e não para grupos ou famílias somente, porque todos nós precisamos estudar, crescer e adquirir um bom padrão de vida para nós e nosssos filhos.

Espaço Livre disse...

Muito obrigado pelo comentário, continue com a gente. Aqui sua opinião faz toda a diferença.

ketchmacol disse...

Muito obrigado pela valiosa participação Zaqueu. Continue sempre conosco...

Anonymous disse...

"nas estradas não pavimentadas, na falta de oportunidade de emprego e renda para a juventude, na "amizade em excesso" que se forma nas diversas secretarias municipais, com maioria dos adiministradores das pastas, sendo de Aracaju."
Nas estradas? Moita é da cidades mais organizada do Estado, além de organizada limpa. Oportunidade de Emprego e renda para juventude: Hoje so fica sem trabalhar quem quer, a juventude hoje em dia não quer trabalhar quer tudo de mão beijada, quer trabalhar? quer! Mais voce acha que eles querem qualquer emprego é? Só querem emprego boom, tem muito é preguiçoso! Muito melhor estudar primeiro.. Mais Geovane secretaria sempre foi isso "amizade" não só nessa administração como em qualquer outra que entre.. e também não só em Moita Bonita como em qualquer município do Estado.

Anonymous disse...

tem que mudar ,nao estamos mais mandados pelos coroneis com foto de cabresto

Espaço Livre disse...

Muito obrigado pelo seu cometário, Continue sempre conosco.

Anonymous disse...

Não acredito que uma pessoa, em sã consciência, tenha coragem de dizer que em Moita Bonita só não trabalha quem não quer! Provavelmente este acéfalo deve ter um CC muito bom, daqueles que só é necessário ir no banco "bater" cartão. Respeite o povo de Moita Bonita, seu irresponsável, porque o único preguiçoso que existe por aqui deve ser você! Quero também parabenizar a equipe do Espaço livre pela bela iniciativa. Fiquem com Deus...

Anonymous disse...

Isso é verdade, não trabalha quem não quer! Se voce quer trabalhar estude, faça concurso e passe.. Quanto aos outros tem q correr atras, as coisas não vem de mão beijada.. Em muitos outros municípios muita gente se desloca pra trabalhar.. Em Moita isso não pode acontecer? Tem q levar o emprego em sua casa? Cada uma! Aaah CC ? Jamaais! Realista.. Estudei e tenho muito bem de que sobreviver sem depender de lado A ou B.. Já voce que deve ser algum puxa saco ai e deve ta torcendo pra um ou outro ganhar pra passar a ser um desses que vão bater cartão!

Espaço Livre disse...

Peco a todos que não usem palavrões ou ofensas a qualquer pessoa ou marca lei os termos de usos www.espacolivre.net.br/p/termos-de-uso.html essas regras foram cridas para organizar os Blogger Muito obrigado pela atenção.

Anonymous disse...

Mas, só sabemos as atitudes do grupo político atual. do grupo de oposição sainda não sabemos como irá se comportar. Sendo assim, devemos dar chances a oposição de mudar.

Anonymous disse...

Você realmente não deve bater muito bem da cabeça! Me diga onde estão esses empregos aqui em Moita? Trabalhar em outras cidades é normal, mas a questão é que aqui não tem nada para se fazer, independentemente de você ter estudo ou não. A administração municipal não se preocupa em gerar oportunidades para os cidadãos moitenses, pelo contrário, tem é uma galera que ninguém conhece, oriunda de Aracaju, trabalhando aqui na prefeitura. Esses empregos, por serem contratos que não necessitam de concurso, deveriam ser distribuídos entre os moitenses. Não para forasteiros. Reflita melhor, você está equivocado. Preguiçoso tem em todo lugar, inclusive aqui em Moita, mas também existe muita gente que espera uma oportunidade e ela simplesmente não aparece. Não é necessário levar o emprego na minha casa, basta viabilizar maneiras para que eu tenha como encontrar um. Fato para o qual a família Costa não dá a devida atenção. Obrigado pelo espaço...

ketchmacol disse...

Agradeço pela valorosa participação de todos, mas peço que mantenham o respeito mútuo. Abração...

Antonio Douglas disse...

creio eu que não devemos ficar apontando para culpados e sim tentando mudar essa realidade e se possível apresentar meios alternativos, pois dessa forma é muito melhor o desenvolvimento de todos

Só na Moita disse...

òtimo espaço de debate. Lanço aqui um ponto importante de reflexão. Uma administração não deve ser olhada somente para o prefeito. Quem está acompanhando Marcos Costa? o vice é capaz? Quem está acompanhado Edmilson? o vice é capaz? quais os assessores de Marcos Costa? Quais os assessores de Edmilson? Marcos Costa tem como foco principal o quê? e Edmilson? Gente. analise tudo, não somente os nomes dos candidatos majoritários, mas examine seus possíveis assessores e companheiros, quem tem mais confiabilidade? e não esqueça, ser ético é peça fundamental para esta campanha, não podemos consagrar candidatos que tiveram problema na justiça, queremos candidatos "ficha limpa".

Espaço Livre disse...

Muito bom só na moita. Continue conosco. Sua opinião é muito importante...

Anonymous disse...

Como uma prefeitura igual a de Moita vai da emprego aos cidadãos moitenses? Você acha que tem emprego pra todos? Se der a você e não der a fulano nada feito, vai continuar sem prestar.. A vida é assim, não se acostumou ainda?
Você acha que se Edmilson ganhar ele não vai trazer funcionários de fora? Tipo: Alguns parentes de Itabaiana?
Pensei que você ja tinha percebido que a politica é assim, sempre quem ta na vantagem vai querer ajudar primeiramente a Familia depois os amigos..

Anonymous disse...

Aaah, rpz seja realista, voce sabe que esse tal de voto de cabresto não existe. Antes os filhos votavam em quem os pais mandava hoje em dia não, é tudo diferente não tem isso mais, agente vota em quem agente quer ou no lado que voce ver que tem vantagem..
So tou aqui debatendo com voce pq gostei do espaço, nem em Moita eu voto, pra mim tanto faz ganhar lado A como B tenho amigos de todos os lados..
Quero Parabenizar você pelos comentários, escreve muito bem!

Anonymous disse...

Fico contente em saber que você não vota em Moita Bonita, isso mostra que apenas está defendendo seu ponto de vista. Não sei se vive aqui ou se apenas tem parentes em nossa querida cidade, no entanto, você se equivocou nos seus comentários. Como? No momento em que tu falas que a prefeitura não tem como dar emprego a todo mundo, o que não deixa de ser verdade, esqueceste de que é obrigação do poder público viabilizar fontes de renda para a população, sejam eles no comércio, agricultura, industria ou serviço público.
Porém, o que ocorre aqui em Moita é que a família Costa não está nem ai para isso. Pelo contrário, quanto mais dependente deles o povo estiver, melhor. Visite a nossa cidade, ou se viver aqui, observe os fatos com mais atenção. A administração da família Costa só beneficia à eles próprios e a um pequeno grupo de privilegiados, que abocanham todos os cargos e recursos da cidade. Observe bem amigo, e verá que estou certo. Abração e parabéns por ser um ótimo parceiro de debate.

Anonymous disse...

O Brasil mudou,Sergipe mudou, mas nem com Marcos e muito menos com Edmilson Moita Bonita irá mudar. De um lado o Nepotismo e do outro um ex beneficiário e cúmplice do Nepotismo pois também era beneficiado assim como sua família. Por isso dia 07/10/2012 votem nulo e anulem esta eleição pois Moita Bonita está sem candidatos que possam dar um impulso no desenvolvimento da cidade. Estou relatando alguma mentira? E aí Josimar e Geovane? Infelizmente, como não vejo perspectivas nenhuma de melhora, o melhor a se fazer jovens é estudar e conseguir um bom emprego e não ficar reféns principalmente de políticas locais (municipais), digo isso porque quanto a política no âmbito federal não podemos ser cegos e temos que assumir que o Brasil é um outro país hoje apesar de tanta corrupção, de 2002 até os dias de hoje o crescimento econômico e as oportunidades de acesso as universidades públicas (COTAS) e privadas (PROUNI) estão muito acima do que antes. Amigos reflitam e deixemos de lado o ódio e a paixão por políticos locais.

Espaço Livre disse...

Obrigado por sua participação amigo. Seu comentário é muito pertinente, mas não creio que votar nulo seja a melhor solução. Temos três candidatos para escolher, façamos então um julgamento consciênte e responsável. De uma forma ou de outra, um se destacará sobre o outro, independentemente de quem seja...

Anonymous disse...

Pensando desta forma, a mudança está nas mãos de Gilelson. Mas duvido que vocês (Josimar e Geovane) irão votar em Gilelson. Amigos, política local (principalmente no interior) é vantagem. Em resumo as pessoas votam porque poderão ter vantagens, há preocupação no individual e jamais no coletivo. Digam-me uma coisa: As idéias de Edimilson ex aliado de Bosco mudaram? As idéias de Tonho de Pedro ex oposição mudaram? Infelizmente a política é igual ao futebol, vale muito mais a paixão do que a razão. Que vença o menor pior, como acho que Gilelson que representa a mudança não irá ganhar visto que até vocês dois que pregam a mudança não irã votar nele, então caros amigos na minha opinião que vencerá novamente será a situação visto que o Edimilson não representa mudança. Talvez o Tonho de Pedro seria a mudança, mas o mesmo deixou de ser oposição. Dia 07/10/2012 veremos se estou enganado. Falei alhuma mentira? Ajude-me aí, como diria Datena.

ketchmacol disse...

Caro amigo anônimo, vejo que você conhece o meu ponto de vista mais do que eu mesmo! Não importa quem entre o Gilelson ou Edmilson venha a vencer está eleição, caso isso aconteça, haverá mudança sim, seja para melhor ou pior. Você fala como se eu tivesse interesses pessoais em uma possível vitória do Edmilson, mas isso não é verdade. Ao contrário do que você insinuou aqui, penso sim no coletivo, até porque eu poderia estar confortavelmente no grupo da situação, levantando uma bandeira na rua, cantando "arrocha o 15" como papagaio de pirata e fingindo que as coisas vão bem como estão. Só que não sou desse tipo de gente, e a partir do momento que percebi que os interesses do povo moitense estavam sendo deixados em segundo plano, tomei uma importante decisão: lutar pelos meus ideais, mesmo indo de encontro a minha família, enfrentando o preconceito de uma comunidade acomodada e ironias baratas como essa que você utilizou. Prego mudança sim! E se votar no Gilelson ou no Edimilson estarei catalisando o meu desejo. O que eles farão depois de eleitos, foge ao meu alcance, até porque não domino os dons da vidência. Faça também a sua parte! Não fique entre esses que segundo você só pensam em si mesmos. Como eu, tente fazer a diferença e lute pelo que você acredita. Garanto que é melhor se arrepender de ter lutado do que sofrer por sequer ter tentado...

No Fear disse...

Não importa se o cara pertence a um grupo A ou B, ele pode sim sair e possar a ser a mudança. As idéias independem de partido, se o cidadão quiser fazer algo diferente, ele fará. Por isso esse seu argumento, camarada anônimo, é fail. São pessoas como você que põem medo no povo, com esse papo furado de que se a oposição ganhar não haverá mudança. Haverá sim! Seja para o bem ou para o mal, como o ket falou. Mas para ser sincero, duvido muito que seja possível ficar pior do que já está. Por isso, não tenham medo de votar na oposição. A vitória deles seria a salvação de nossa cidade, e o desespero dos apadrinhados que ganham sem fazer nada.

Anonymous disse...

Josimar, eu te aconselho a se preocupar com outras coisas e não com a política de Moita Bonita. Você como corintiano está orgulhoso em ver a construção do estádio do corinthians através de incentivos fiscais oriundos claro do meu bolso, do seu bolso e do bolso em geral do o povo. Não sejamos cegos e a verdade é a seguinte: política, futebol e religião não se discute. O que interessa meu amigo em Moita Bonita é a vantagem para os parentes e puxa sacos, seja da família de Bosco seja da família de Manoel Sindô, acho que você não é nem um nem outro. Por isso, aconselho-te a se preocupar com outras coisas e deixar de Utopia no que se refere aos políticos de Moita Bonita. Contra fatos não há argumentos.

Anonymous disse...

Josimar, tire esta camisa ridícula do corinthians e pare de torcer para Edmilson ganhar a eleição. Não queira ser um revolucionário. Você torce para um time sem ética (estádio com dinheiro público, mas o que importa é a paixão, não é? Da mesma forma torce para Edmilson, tinha o ideal dos costa, mas antes não servia, agora serve. No Brasil a fidelidade partidária não funciona, mas como não podemos confiar nos partidos, poderíamos confiar nos cidadãos, porém você acha que Edmilson é de se confiar? Ele hoje está filiado ao PSC (Amorim), PSC que por sinal não tem ideal pois muda de apoio a cada eleição. Josimar, o que há por trás de tudo é uma palavra mágica: dinheiro. Eu como não tenho rabo preso prefiro me dedicar aos meus estudos e ao meu trabalho porque só assim irei crescer. Acho que você e muitos outros deveriam pensar melhor e deixar de UTOPIA.

ketchmacol disse...

Sou tão revolucionário que até o time para o qual torço gera discussão. Use argumentos mais plausíveis quando quiser me atingir, até porque não tenho controle sobre todas as coisas que acontecem no mundo, por mais que eu as repudie. Na questão de confiar no Edimilson, lhe digo com toda certeza, confio nele, mas não estou nem ai para o partido ao qual ele pertence. Acredito nas pessoas, não em legendas partidárias - vide o que o PT se transformou. Quero que saiba também que não "torço" para o Edimilson, até porque, se o Gilelson ganhasse esta eleição eu ficaria feliz do mesmo geito. Quero mudança e, na minha opinião, qualquer um dos dois a representa. A vitória de um deles mudaria toda a extrutura administrativa de nossa cidade, só os cegos que não querem ver. Já não questão do "rabo preso," discordo de você redondamente. O fato de você ser independente não o impede de se preocupar com os rumos de sua cidade, seu estado, seu país. Se todos pensassem como você e só pensassem em seus estudos e em "crescer" até hoje estaríamos sob o jugo de uma infame ditadura. Por isso não menospreze os sonhos daqueles que lutam pelo que acreditam, até porque uma utopia, palavra que você usa bastante, pode se transformar em realidade quando muitas pessoas lutarem para que ela se concretize. Veja Ghandi na India, que venceu os ingleses sem disparar uma única bala. Talves você devesse estudar melhor a história da humanidade para entender do que somos capazes quando não pensamos somente em nós mesmos. Quero que você estude, "cresça" e não tenha o rabo preso, mas lhe garanto que isso será superficial se todos ao seu redor estiverem mal. Use sua capacidade para transformar o mundo a sua volta. Faça a diferença. Não se limite a criticar e desestimular os que tentam fazer o que você não ousa. E como um grande pensador disse certa vez, "para que o mal prevaleça, basta que os homens de bem não façam nada."

ketchmacol disse...

Não sei até que ponto o dinheiro público está sendo utilizado na construção do estádio do Corinthians. Não falo por achismo! Na minha opinião, toda essa copa do mundo é totalmente desnecessária. Temos coisas muito mais importantes para nos preocupar. Concorda? Não presuma as coisas pormim, você não sabe o que penso, muito menos como exergo as coisas. Outra coisa, qualquer assunto pode ser discutido, seja ele política, futebol ou religião, basta apenas que pessoas de mente aberta se disponham a fazê-lo. Não existe uma verdade absoluta, sua opinião pode ser diferente da minha e vice-versa. O que não nos impede de discutir o assunto e um convercer o outro com seus argumentos. Já na questão da utopia, fale por si mesmo. Não acredito em nada impossível, pelo contrário, tenho certeza de que posso tornar todos meus anseios em realidade. Não sou acomodado ou alienado. Tenho como fazer a diferença, e tento fazer isso com minhas idéias e opiniões. Não me esconderei, e vejo seus questionamentos como um estímulo. Eles mostram que estou no caminho certo. Ao gerar opinião, apoarecem os debates, e com eles a idéias e pontos de vista. No final, os ideais tomam forma e as palavras se convertem em atitudes. Não se acomode companheiro(a)! Faça sua parte e lute para tornar nossa cidade em um lugar melhor. Levante sua bandeira e a defenda com unhas e dentes. Não se omita e deixe as coisas acontecerem sob seu naris. Sempre é necessário que poucos tomem a frente dos demais e os mostrem o caminho certo a se seguir. Faça parte do grupo menor, não seja apenas mais um na multidão...

No Fear disse...

Hahahahaha, o anônimo puxa-saco enrustido se calou! Parece que ele ficou sem argumentos depois de ter falado do time que o ket torce e da utopia moitense. kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk. Respondeu bem ket, um cara que supostamente estuda e sabe de alguma coisa jamais falaria tantas asneiras como esse cabra ai. Deve ser um acomodado mesmo. Tem medo de fazer a sua parte e por issi critica aqueles que o fazem. kkkkkkkkkkkkkkkk. Não consigo parar de rir ao ver que ele mandou vc tirar a camisa do corinthians. Meus deus, acho que ele deve estudar na fanese....

Anonymous disse...

OK No Fear, não sou puxa-saco de nenhum político pois não preciso disso para evoluir como cidadão, com relaão aos críticos de plantão me parece que vocês têm saudades do PSDB e do finado PFL (atual DEM). Privatizações de empresas, zero oportunidades para os pobres (PROUNI, ENEM, SISU. Vocês querem educação de qualidade? Com FHC teremos privatizações de empresas, de universidades, o passado não tão remoto nos mostrou o perfil desses partidos da elite. O dinheiro das privatizações não vai para a saúde, educação; vai para o bolso dos empresários. Onde está o dinheiro da VALE? Sei que é preciso melhorar, mas não dá para comparar o hoje com o antes. Para entendermos a realidade é preciso entender a História para comparar. Nem o PSDB e nem o PFL vão melhorar nada, só pioram, são partidos da elite, não conhecem a realidade dos mais pobres. O Brasil só deu uma melhorada quando um líder político que veio de baixo assumiu a presidência. Com a elite não melhorará em nada (COLLOR, FHC, ETC.). Com relação a Moita Bonita, com Marcos a sua família continuará o Nepotismo e com Edimilson continuará o Nepotismo dos Sindô, só mudará o endereço do Nepotismo. Mudança no momento só com Gileson, pois é o único candidato que representa mudança dentre os três, mas sei que vocês que criticam não têm coragem de votar em Gilelson pois não têm ideologia, irão votar em Edimilson para tentar criar um novo nepotismo, o dos Sindô, ou até mesmo por birra com os Costa. Edmilson que por sinal por muito tempo participou de um subnepotismo, pois tinha os Costa (maior carga de empregos) e os Sindô com outra carga de empregos não tão pequena. Vocês sabem que não estou mentindo. Votarei em Gilelson, mas vocês pipoqueiros tentarão ajudar edimilson. Quem sabe um dia o Gilelson ou outra pessoa que representa a real oposição pode vencer (poderia sem o Tonho de Pedro, mas não foi apreveitado pela oposição, pois o Edimilson quer o poder independente do lado, um período com os Costas e agora sem os Costas).O PT no passado era considerado um partido dos sem terra, comunista e que iria acabar com as igrejas, mas hoje está aí no poder, o mundo dá voltas. Mas com Marcos e muito menos com Edimilson será dado uma volta em Moita Bonita, talvez seja dado um giro de 360º, mas amigos voltará para o mesmo lugar. Na minha opinião a oposição de Moita Bonita precisa se organizar melhor e lançar um outro candidato que represente a oposição de verdade (Maria José é uma boa candidata mas Edimilson não) porque na minha opinião perderá novamente, possa ser que esteja enganado, veremos no dia 07/10/2012. Vamos lá Gilelson, a verdadeira oposição. Contra fatos não há argumentos.
E com relação ao país em um modo geral, passe-me os dados econômicos, sociais da época do FHC e agora do LULA, mostrem-me que estou errado. O PT também pratica corrupção, mas não adianta só criticar, é preciso mostrar o caminho e principalmente indicar quais são os políticos (partidos) que irão dar um jeito nesse país que vem com problemas desde o seu descobrimento em 1500.

ketchmacol disse...

Bem, esta questão do nepotismo é bem complexa, tendo por base seus argumentos, o Gilelson poderia fazer o mesmo, até porque ele tem família e amigos como todos nós. Esse desculpa, ao meu ver, é totalmente esfarrapada. Tanto o Gilelson Quanto o Edmilson representam a mudança, e o fato do segundo ter feito parte do grupo dos Costa não o torna inferior, apenas mostra que ele decidiu trilhar um novo caminho. Eu mesmo votava nos Costa, porém percebi o que eles realmente fazem da política de nossa cidade e por isso resolvi tomar outro rumo. Temos de acreditar que quem assumir fará o melhor, seja ele o Gilelson ou Edmilson, pois se o Marcos vencer nada vai mudar e tudo que for dito aqui sera mero papo furado. Já na questão dos partidos (PT e PSDB) eles para mim são farinha do mesmo saco! O PSDB é burguês e o PT comodista - beirando o autoritarismo nos últimos tempos. A solução para eles seria uma legenda realmente popular, mas tais grupos sempre são vistos como motivo de chacota no Brasil.

Anonymous disse...

Qual é a proposta de governo de Marcos? O continuísmo e a ridícula iniciativa da prefeitura no futsal (dinheiro público investido em futsal não concordo. Qual a proposta de governo de Edmilson? Não tem proposta visto que o mesmo já fez parte do "absolutismo" dos Costa. Qual a proposta de Gilelson? Deixemos de hipocrisia e sabemos muito bem que Gilelson nem campanha está fazendo. Em resumo o que tenho a dizer é o seguinte: Política no interior é algo que ao mesmo tempo é complicado e ao mesmo tempo é fácil de se entender. Josimar e no Fear, vocês acreditam em partidos políticos, em candidatos ou nos dois? Digo isso porque certas alianças que antes só víamos nas capitas estamos vendo no interior. Em Moita por exemplo, hoje vemos Tonho de Pedro com Marcos, Claelson do Capunga com Marcos, Jailton do Capunga com Marcos e vemos do outro lado alguns aliados de Edmilson que eram de Marcos. É uma mistura de partidos. cada um com a sua ideologia. Lembram da eleição de 2010, o Amorim se aliou a todo mundo, qual a ideologia do partido dele PSC? Partido Social Cristão que é pregado é Moita Bonita pela oposição, é confiável? Em resumo, em Moita Bonita e em quase todos os municípios do interior, as pessoas votam por paixão e não por razão, digo isso porque Edmilson antes era "odiado" pela oposição, taxado muitas vezes por puxa-saco, o Tonho de Pedro não era bem visto pela situação devido fazer oposição. Josimar e No Fear, aí em Moita política é como time de futebol, mesmo que seu time faça um gol ilegal você vai comemorar o título, o mesmo eu digo fazendo um parãmetro com a política. Os costa podem fazer o que for, a esmagadora maioria vai votar neles, eu digo o mesmo com a oposição. Quem sai ganhando com essa troca troca de favores são os "líderes" das regiões, Jailton do Capunga, Edmilson. Esses fazem uma maquiagem de politicagem mas pelos bastidores recebem dinheiro e depois acabam comprando carro novo etc. Nem Marcos e nem Edmilson irão mudar muita coisa. Como disse o finado Enéas Carneiro, enquanto houver essas alianças de partidos, cada um com um pensamento, jamais teremos justiça quanto a educação, saúde etc. Os polítos se aliam por troca de favores. Infelizmente para se eleger tem que se aliar devido o dinheiro que rola pois as pessoas estão preocupadas com a questão particular e não coletiva. Fica uma dica, o melhor a se fazer é estudar e tentar conseguir um bom emprego, digo isso porque é mais difícil o Marcos e o Edmilson conquistar um voto de um cidadão assim. Não irei votar em ninguém mas não sou hipócrita em dizer que a eleição está nas mãos dos Costa, pelo seguinte: tem a máquina administrativa nas mãos, tem dinheiro e como sabemos as pessoas se vendem e outra coisa, o Edmilson não representa mudança. Edmilson está com Amorim por quê? Ele estava apoiando em 2010 o senador Machado e Emanuel Cacho? Machado sim mas Cacho não, apoiou Amorim que era aliado de Déda. Vá entender! É simples Josimar e No fear, o que pesa é o dinheiro. Estou errado? Contra fatos não há argumentos. Sei que você é um batalhador, estudioso, mas não venha tentar mostrar que é Edmilson é a solução. Para finalizar, não duvide que se Edmilson perder com uma considerável diferença de votos ele daqui a 4 anos esteja do lado que ele já foi. Sabe o que se chama isso: política no Brasil. Confirmando-se, o que você me dirá?

ketchmacol disse...

Veja bem amigo anônimo, você articula muito bem seus argumentos e não deixa de ter razão e boa parte do que falou, mas penso de uma forma diferente e lhe explicarei por quê. A política é um meio muito complexo, o aliado de hoje pode ser o adversário de amanhã e vice-versa. Não existe problema wm sair de um grupo que não corresponde mais às suas expectativas e ideais, pelo contrário, essa é a coisa certa a se fazer. Na questão da vitória tanto de Marcos quanto de Edimilson não mudarem nada, você está redondamente enganado. As coisas só continuarão como estão se Marcos vencer, pois o mesmo grupo de pessoas continuará desfrutando de uma série de regalias, principalmente os da família Costa, e o povo continuará a ver navios. Com Edimilson, teriamos novos nomes, novas ideias, um modelo administrativo totalmente novo e caberia ao povo julgar, em 2016, se isso teria sido bom e ruim. Não sabemos como as coisas poderão ser, por isso temos de torcer para que eles melhorem, pois sem não existe progresso sem mudança. Não sei se você já leu outros comentários meus feitos aqui no Espaço Livre, mas digo e repito que acredito nas pessoas e não em siglas partidárias. Conversei pessoalmente com o Edimilson e a Professora Maria José e o que eles me mostraram me deixou super emocionado. Eles têm projetos que podem dar uma nova cara a nossa cidade, por isso estou com eles agora. Não ligo para quem os apoia e quem eles apoiaram, meu voto é consciente, não é porque ele vai me pedir para votar em fulano que o farei. Isso não! E digo mais, se eles derrotarem o Marcos Costa e terminarem cometendo os mesmo erros, em 2016 serei oposição a eles, nem que eu mesmo tenha de me lançar candidato. Temos de estudar e crescer na vida independentemente de quem vença a eleição, mas isso não nos impede de ser envolver nos assuntos de nossa cidade, temos de ser ativos e cobrar as coisas que achamos necessárias. Se as coisas fossem assim, essa família não estaria há 45 anos no comando e Moita não teria parado no tempo. Temos de chegar junto, principalmente os universitários, mostrar que vemos as coisas eradas que eles fazem e jogar isso na cara deles. Eles não são nada sem nós - o povo - mas tentam posar de superiores. Vote em quem votar, faça isso de forma consciente, pense não só em si, mas na coletividade que vive em nossa cidade, pois temos muito a ganhar e a perder depois desta eleição, dependendo da escolha que o povo faça.

Anonymous disse...

Josimar você está entrando em contradição. O anônimo relatou bem como funciona a política, principalmente no interior. Você concorda que as pessoas podem mudar de partido a cada eleição não é? Pois bem, sei que o Marcos Costa prega o continuísmo. Edmilson foi o braço direito dos Costa, inclusive há 12 anos apoiou o Marcos para prefeito, concorda? Apoiva justamente por ter vantagens, digo isso porque o mesmo era o acompanhante de Bosco (deputado federal naquele momento), sua família prestigiava os Costa pois claramente era beneficiada, concorda? Vc fala em fábricas em Moita, o Edmilson também fala. Na época que era aliado porque Edmilson não se manifestava em favor da população? Meu filho, ele está preocupado é com ele e com a sua família. Continuando, Edmilson tendo pretensão de de ser o prefeito em 2004 do lado de Bosco, manifestou-se interessado em se candidatar. Neste momento sabíamos que o governador era o fazedor de tudo em Aracaju (João Alves, foi joão quem fez), João que por sinal é aliado da oposição em Moita. O Bosco Costa achou politicamente que o Edmilson não deveria ser o candidato a prefeito, sugeriu ser vice mas o mesmo não aceitou. Sinceramente não concordo em os Costa só terem a intenção de colocar pessoas da família, mas sabemos bem que já tivemos prefeitos de outras famílias, Seu Zezé e o pai do "grande ideologista" Edmilson, concorda? Pois bem o engraçado é que o Edmilson preparado para receber um não, já estava com o seu irmão Fabinho coligado a um partido da oposição, estranho em Josimar?! Como vc faz parte de um grupo e já tem armas para ir de encontro. Como João era o governador, Edmilson rompeu e foi para a oposição achando que poderia vencer as eleições. Pois bem, perdeu categoricamente por mais de 1000 votos, digo categoricamente pois Moita tem uns 7000 votos válidos. Tentou em 2008, perdeu novamente. Pois bem durante esse período foram várias mudanças de alianças, fulano vai pra lá, fulano vem pra cá. Você disse que confia nas pessoas e não nas siglas partidárias, mas acaba falando que é preciso se aliar. Mas um candidato firme nas idéias não tem que manter a firmeza, a coragem e jamais se unir a aliados corruptos, concorda? Explique-me o seguinte, Edmilson é de confiança, não é? Como é que um candidato a prefeito de uma cidade que tinha como aliança em 2010 João (governo), Machado (senador), Cacho (senador), edmilson e Antônio Passos falaram em comícios e fizeram campanha para Amorim (até então senador de Déda que pugou carona na popularidade de Lula para se eleger). Que idéias são essas de Edmilson, votar em Amorim, por quê? Dinheiro meu nobre, isso se chama dinheiro. E a ideologia do grupo para a mudança. Cadê? Você pode até ter conversado com Edmilson, ele pode até ter mostrado idéias para melhorar a cidade mas os fatos mostram que todos esses candidatos são corruptos. Falando em ficha limpa, o federal André Moura, está apoiando Edmilson, sabia? Em resumo, Marcos Costa não vai melhorar a cidade visto que está preocupado com dinheiro público no futsal, eu não concordo. Dinheiro público é para ser gasto com Educação, saúde etc. e não com festas e jogo de futsal. Agora, o Edmilson também é mais um que já mamou (sua família mamou) e o mesmo que mamar ainda mais. Mas sei que como no futebol, às vezes temos um time com menos chances de ganhar e ainda assim achamos que vai ganhar, parametrizo com a política, a oposição em todas as eleições (2004, 2008, e agora 2012) diz que vai ganhar para alegrar os eleitores, mas está na cara, Edmilson perderá novamente, será trivice. Por mim não ganhava nenhum dos dois, visto que irei anular o meu voto mas está nítido a vitória de Marcos. Pode conferir no dia 07 de outubro.

Anonymous disse...

Josimar, continuando a conversa do anônimo que relatou anteriormente: Moita tem exatamente 8071 eleitores, desses em média observando as últimas eleições teremos de 850 a 1000 votos (brancos, nulos, não comparecimento). Já se foi feita uma pesquisa e como sabemos a dataform vem fazendo pesquisas em alguns municípios como Itabi e Campo do Brito por exemplo (já registrada). Nos bastidores, em Moita o Marcos tem 55% das intenções de voto e Edmilson 45%. Em média de 750 a 800 votos de diferença. Marcos dever em média 4000 votos e edmilson uns 3200 votos. Ou seja, quem apostou no pau já era e quem apostou com 500 vai lamentar um pouco. Essa pesquisa não foi registrada e nem sei se será. Vamos aguardar para o dia 07 de Outubro. É Josimar, confirmando-se você terá que mudar de candidato pois não tenho tanta certeza que Edmilson irá se candidatar, acho até que volte para o lado que já foi, infelizmente é assim que funciona a política no Brasil. Como disse um amigo meu o brasileiro (uma boa parte) é corrupto, então se um anônimo chegar ao poder a tendência é se misturar ao sistema.

ketchmacol disse...

Agradeço pela participação dos dois anônimos acima, fico muito contente em debater com pessoas que sabem se expressar. Responderei aos dois aqui e agora. Vejam bem, já falei e repito pela milésima vez, não acredito em siglas partidárias, acredito nas pessoas, para mim, tanto faz que Edimilson já tenha sido aliado dos Costa e que atualmente esteja com Beltrano ou Cicrano, entendem? Acredito nele e espero que ele possa fazer o melhor por nossa cidade. Quem vai ser o prefeito em caso de vitória, será ele, então tanto faz quem sejam seus aliados, a decisão final será sempre dele. Se ele se mostrar tão incapaz e ultrapassado quanto a família Costa, farei o que sempre digo aqui, farei oposição a ele em 2016, porquê não corroboro com coisa errada. Ele não é corrupto, nunca ocupou a cadeira de prefeito, então falar dele é jogar pedras no vento. Seu Manoel de Sindô e Zezé foram prefeitos de fachada, todos sabem disso, quem mandava era o finado Josias, por isso digo categoricamente que a prefeitura nunca saiu das mãos deles - os Costa. Admito que não sabia nem quem era o Edimilson até 2004 - eu tinha 18 anos na época e não dava a mínima para essas coisas - não sei o que ele fazia nos bastidores e na verdade isso nem me interessa, pois acho acho que errar é humano, burrice sim é continuar cometendo o mesmo erro. Esse argumento é muito fajuto, qualquer um pode mudar seu modo de pensar e agir, basta querer. Veja o exemplo do Coronel Claus von Stauffenberg, que mesmo sendo um oficial nazista mudou seu ponto de vista e tentou derrubar Adolf Hitler. As pessoas mudam meu caro, o mundo gira e nada fica do jeito que é para sempre. Já na questão das derrotas da oposição, está mais do que claro que eles estão crescendo a cada eleição, tanto é que Marcos venceu Jorge Ferraz em 2000 com 3000 votos de diferença, enquanto que em 2008 Graziele venceu com míseros 691, isso analisado de forma correta, mostra que se 347 pessoas tivessem resolvido votar na oposição, os Costa teriam perdido a eleição, visto que seus votos diminuiriam enquanto que os de seus adversários aumentariam. Já no que se refere a anular o voto, me desculpe a franqueza, mas acho essa uma atitude covarde, o que o poo de Moita tem a perder com uma mudança administrativa? Nada, absolutamente nada! A cidade só teria a ganhar, seu voto seria muito mais válido se aplicado no 20, sem politicagem nenhuma, visto que daqui há 4 anos todos teremos uma nova oportunidade para julgar o prefeito eleito e, se ele não corresponder as nossas expectativas, basta meter o pé na bunda dele. Isso é simples, fácil e extremamente lógico, só que o povo de certa forma prefere continuar como está, seja por medo, comodismo ou simplesmente por benefício próprio. E para finalizar, a questão que todo mundo que chega ao poder vai se misturar ao sistema, não concordo de forma alguma. Eu não sou ladrão, então porque se eu chegasse a ser prefeito de Moita eu viria a me tornar em um? Isso depende do caráter de cada um meu amigo, eu só meteria a mão no dinheiro do povo se quisesse, indiferentemente de quem estivesse comigo. Enfim, acho que as pessoas precisam de oportunidades para mostrar do que são capazes e que mudaram realmente.

Anonymous disse...

Não foi dito que todos que chegam ao poder vão se misturar ao sistema. Falei que a tendência é se misturar. Ou seja, alguns podem não se mistura mas a maioria sim e você sabe disso pois os partidos políticos são financiados por empresas de transporte, comércio etc. E em contrapartida esses "investidores" terão o retorno com vantagens, concorda? Então, vejo no Brasil poucos partidos que não são apoiados por "investidores". O PT nos primórdios era assim mas viu que para se eleger teve que se apoiar aos "investidores", resultado: fica amarrado ao sistema apesar de o Brasil ter dado uma certa melhorada, sejamos claros que o PSDB quebrou o Brasil, dívida externa, FMI, cortou o consumo de energia elétrica e corrupção da mesma forma mas não tinha divulgação nos veículos de comunicação. E parametrizando com Moita Bonita sabemos bem que o Edmilson em todas as campanhas tem os "investidores", no momento o Amorim que por sinal é um grande "investidor", vejamos os votos que o mesmo teve na última eleição, será que houve compra de votos ou não? Em resumo, o Edmilson pode até boas intenções mas a partir do momento que se junta com pessoas que estão a espera do poder para dar o bote (recuperar todo o investimento que no caso do Amorim não é pouco). Digo quem é você a partir do momento que me diz com quem andas. Entendeu? Agora se você me diz que votará em Edmilson por eliminação eu fico calado, mas o finado Enéas sempre dizia no segundo turno não voto em ninguém pois não concordo com nenhuma dessas ideologias, a constituição dar o direito de abstenção, então não me chame de covarde, ok?. Assistir a uns vídeos do Enéas, o cara era muito inteligente, pergutaram se ele iria usar a estratégia no horário político de falar meu nome é Enéas, ele respondeu para o cara na rede cultura, eu tenho 12 segundos no horário político, gasto 2 s para falar o meu nome, você que que fale o quê? Outra coisa ele apesar de se apresentar um "ditador" pregava a intervenção do estado na economia (contra o neoliberalismo do FHC que privatizou tudo), Estado Forte mas com um certo espaço para as empresas multinacionais, etc. O cara perguntou a ele se ele iria perseguir os homossexuais, ele disse que eles teriam os mesmos direitos que os heterossexuais, porém ele não concordava nas questões de sexo visto que segundo Enéas se disseminasse o homossexualismo, seria a extinção da éspecie humana, aí o jornalista achando um absurdo disse em que teoria você diz isso Enéas, com isso Enéas disse meu amigo, não é preciso ter nível médio ou superior para saber disso, basta o primário, pois se homossexuais não reproduzem, então a tendência é a extinção. O Enéas era médico e ele mesmo dizia que as pessoas o gozavam achando que ele não tinha idéia alguma, a questão toda é que o cara não tinha oportunidade. Não sou covarde, voto nulo pois é um direito, caso você vá fazer uma prova que tem 5 alternativas, das quais a última alternativa informa que todas as anteriores estão erradas, você marca ou não? Estou parametrizando com a política, Marcos, Edmilson, Gilelson, Branco, Nulo. Nessa eleição será nulo. A oposição tem que colocar um verdadeiro candidato de oposição, e não uma oposição falsa e efêmera.

ketchmacol disse...

Você sabe se expressar muito bem amigo anônimo, e peço desculpas se você levou a palavra "covarde" ao pé da letra. A usei no sentido de receio, não de medo estrito, entende? Na questão do direito de votar nulo, branco e etc, tem toda a razão, o direito é seu e poderá usá-lo como bem entender, só queria lhe pedir que pensasse bem antes de tomar a decisão final, pois o seu voto pode ser justamente aquele que fará toda a diferença. Com relação ao saudoso Enéas Carneiro, não tenho nem o que falar dele, o cara era um monstro - intelectualmente falando - e dava olá em certos "sociólogos" que temos por aqui - vide FHC. Sempre disse que acho o PSDB um partido burguês e que o PT se transformou naquilo que sempre combateu - uma verdadeira lástima. No que se refere ao fato de Edmilson ter de "pagar" favores de campanha, o que posso lhe dizer é que não voltarei atrás na minha palavra, pois ela é lei. Caso ele se transforme no que combate agora, farei oposição a ele. Nossa cidade é pequena e será muito fácil de identificar isso. No mais, muito obrigado por sua participação e continue conosco, você manda muito bem. Abração...

Postar um comentário