Segundo CNBC, rede social vai pedir oferta pública de ações até novembro.
Operação no início de 2012 deverá ser coordenada pelo Goldman Sachs.
A operação pode avaliar o site como valendo até mais de US$ 100 bilhões, segundo a expectativa de investidores do Vale do Silício, região na Califórnia onde estão boa parte das sedes das empresas de tecnologia dos EUA, incluindo o Facebook.
A venda das ações deve ocorrer provavelmente no primeiro trimestre de 2012 e o Goldman Sachs parece posicionado para ser o coordenador-líder do IPO para o Facebook.
O mercado especula sobre a abertura de capital do Facebook desde que o site alcançou o posto de maior rede social do mundo, ultrapassando o MySpace. Em setembro de 2010, um membro do conselho da companhia já havia indicado que as ações do site iriam começar a ser vendidas em 2012.
Entretanto, o membro do conselho, co-fundador do PayPal e investidor Peter Thiel destacou que a negociação não aconteceria até o fim de 2012, e também dependeria da empresa atingir metas de receita e do desenvolvimento do modelo de negócios.
O Facebook, rede social idealizada por Mark Zuckerberg e seus amigos em um dormitório de Harvard em 2004, é uma empresa privada cujas informações financeiras são ínfimas. Com 600 milhões de usuários, o site é acompanhado de perto por investidores que esperam poder comprar ações da companhia um dia.