O Google de hoje 23/06 é uma máquina de Turing de trabalho que contém seis quebra-cabeças. Sophia Foster-Dimino na equipe Doodle do Google construiu o aplicativo em homenagem ao aniversário de 100 Alan Turing.
O que é uma máquina de Turing? Não é uma máquina real, mas uma experiência de pensamento que permitiu o advento da computação digital.
A máquina de Turing é um dispositivo teórico conhecido como máquina universal, que foi concebido pelo matemático britânico Alan Turing (1912-1954), muitos anos antes de existirem os modernos computadores digitais (o artigo de referência foi publicado em 1936). Num sentido preciso, é um modelo abstrato de um computador, que se restringe apenas aos aspectos lógicos do seu funcionamento (memória, estados e transições) e não à sua implementação física. Numa máquina de Turing pode-se modelar qualquer computador digital.
Turing também se envolveu na construção de máquinas físicas para quebrar os códigos secretos das comunicações alemãs durante a II Guerra Mundial, tendo utilizado alguns dos conceitos teóricos desenvolvidos para o seu modelo de computador universal.
Turing passou a dirigir a equipe em Bletchley Park que decodificou máquina alemã de criptografia Enigma, assim, virar a maré da guerra. O governo britânico posteriormente o condenou por "indecência grave" - o homossexualismo - e ofereceu-lhe a prisão ou a castração química. Ele escolheu a segunda opção e se matou dois anos depois.
O ex-primeiro-ministro britânico Gordon Brown pediu desculpas póstumo a Turing em 2009.
Vamos ter um momento para lembrar Alan Turing, o inventor do computador moderno e um intelectual perseguidos que, no final, deu-nos tudo o que usamos todos os dias. E sem esquecer isso é matéria do primeiro período em cursos de TI.