Como todo brasileiro já se acostumou a ver, todos os anos a Rede Globo de Televisão promove o "Criança Esperança." Trata-se de um programa beneficente que procura angariar recursos - através de doações voluntárias - no intuito de ajudar crianças carentes de todo o Brasil em parceria com a Unesco/Unicef. Embora todos os anos quantias frondosas sejam arrecadas e várias crianças sejam indiscutivelmente beneficiadas, circula pela rede mundial de computadores uma versão bem mais cruel dos fatos. Mostrarei os dois lados desta história e ficará a seu critério escolher qual versão lhe parece mais convincente.
Versão que circula na rede mundial de computadores: Há anos que circula na rede uma denúncia muito séria, segundo a qual a Rede Globo de Televisão obtém muito lucro com o Criança Esperança. Dizem que a emissora carioca reúne o montante de todas as doações, feitas pelo povo brasileiro, e o entrega para a Unesco como se ela - a Rede Globo - fosse a doadora. Com isso, as organizações Globo receberiam todos os anos um grande abatimento no seu imposto de renda, se beneficiando da boa vontade das pessoas. Muitos acreditam que essa versão é verdadeira, até porque o Criança Esperança é uma marca, e não uma entidade beneficente. Deste modo, as crianças realmente são beneficiadas, porém a Globo estaria levando muita vantagem com isso, diferentemente do que ela afirma abertamente.
Versão da Rede Globo de Televisão: Segundo a emissora carioca, quando a pessoa faz uma doação, a operadora manda o montante doado diretamente para a conta da Unesco/Unicef. O que tornaria impossível ela se passar como o doador final, pois o dinheiro em nenhum momento estaria em sua posse, podendo-se concluir que as correntes que circulam na rede são totalmente mentirosas.
As duas vertentes fazem muito sentido, porém nunca foram apresentadas provas cabais que imponham a versão que circula na rede mundial de computadores como verdadeira. Deste modo, para aqueles que são desconfiados e não querem correr o risco de serem enganados por nenhum dos dois lados, deixo aqui uma dica. Você pode doar diretamente ao Unicef clicando aqui. Não haveria intermediário e não é necessário sequer fazer uma ligação telefônica. O processo é simples e seguro e sua doação indiscutivelmente será destinada ao benefício de várias crianças carentes de todo o Brasil.
E você? Acredita que a Rede Globo leva vantagem com o Criança Esperança? Opine! Mostre que sua opinião faz toda a diferença!
12 comentários:
esse assunto é muito delicado.
não acredito que uma obra tão bonita possa levar tanta sugeira com sigo,doar e ajudar é o que realmente emporta.
DE:MARIA
A globo leva vantagem eu acho. Mas os fan da rede Globo acham que não fazer o que.
Muito obrigado pela participação de todos!
Senhor Geovanne a questão não é ser fan de emissora A ou B,
e sim que toda empresa que desenvolve um trabalho social tem direito
a um desconto em seu imposto de renda. Esse é o caso da redi globo.
DE:MARIA
O caso em questão é que a Globo se diz financiadora dos projetos sociais e assim fica isenta de impostos, onde na realidade quem financia os projetos são as pessoas que ligam e fazem as doações. Se algo parecido acontecer com qualquer pessoa física ou jurídica, é caracterizado crime de sonegação de impostos e lavagem de dinheiro, mas como a Globo monopoliza praticamente toda a opinião pública e tem força política, este fato passa despercebido pela sociedade, ou melhor dizendo, a grande parte da sociedade nem tem noção da gravidade dos fatos e acabam por achar que, o que a globo está fazendo são ações caridosas e cidadãs.
Ótima matéria, parabéns por tentar mostrar as coisas como elas realmente são.
Vc Maria é Fan da Globo, então doei o seu dinheiro a globo ajude ela a abater seus impostos. A Rede Globo agradece sua doação.
Esse menino é um mostro, como sempre direto no assunto parabéns pelo comentário Wesley.
Se quer realmente ajudar alguém doe diretamente não precisa de intermediário, é só olhar na sua própria cidade que lá você encontrará pessoas que necessitam.
como todos nos sabemos o criaça esperança apoia projetos culturais,emtão vamos a lei.
LEI ROUANEL(lei federal de incentivo a cultura)
LEI(numero 8.313\91)
concebida em 1991 para incentivar investimentos culturais,a lei rouanet pode ser usada por empresas e por pessoas fisica.
se o projeto cultural apoiado enquadra-se no artigo 18, as pessoas jurìdicas podem deduzir do imposto de renda 100% do valor incentivadoate o limite de 4% do imposto devido,independentimente da forma de incentivo:DOAÇÂO OU PATROCÌNIO.
a redi globo não ``doa`` mas patrocina o evento, que não sai de graça.
não estou aque para defender emissoras mais para esclarecer o que esta na lei.
procuro estudar o caso antes de falar, para ter propiedade no que digo e não ter qeu voutar atraz.
DE:MARIA
A lei de fato existe, mas a globo usa doações do povo para se beneficiar com isso. Você diz que a Globo patrocina o evento não é?? Então para que serve aquele monte de marcas fazendo merchandising (tais como: brandili,itaú, etc, etc, etc...). O evento é totalmente patrocinado pelo povo e pelas empresas que fazem propaganda nos intervalos e no andamento da festa que acontece para divulgar o evento.
Sua opinião é válida, mas como você mesma falou, primeiro temos que estudar os casos para depois criticarmos!!!
Parabéns galera do espaço livre.
Espero que todos que aqui estão postando seus comentarios tenham lido com atenssão o que o amigo Josimar publicou, como ele mesmo falou nunca foi apresentada provas cabais que imponham ou comprovem a versão que circula na internete como verdadeira.
veja o restante da lei ROUANEL porque ai so está parte dela, apartir dela talvez emtenda meu ponto de vista.
Então caro anônimo de-me provas e não meras palavras.
DE:MARIA
Obrigado pela participação Wesley.
Postar um comentário