terça-feira, 14 de agosto de 2012

Vereadores: O que são e para que servem?

Neste pleito eleitoral que se aproxima, o povo brasileiro terá de escolher não só seus prefeitos, bem como os vereadores que irão representá-los nos 4 anos seguintes. No entanto, é fato que a maioria dos eleitores não dá a devida importância aos componentes do legislativo municipal, e por isso subestimam o seu poder e responsabilidades dentro da estrutura administrativa de cada município.

Os vereadores são eleitos através do voto direto, cujo mandato tem duração de quatro anos, sendo a reeleição ilimitada. A quantidade de membros desse cargo político é estabelecida através do contingente populacional de cada município (quanto mais habitantes, maior será o número de vereadores de uma cidade). Contudo, foi estabelecido um número mínimo de 9 e um máximo de 55 vereadores por município. Eles têm a função de discutir as questões locais e fiscalizar o ato do Executivo Municipal (Prefeito) com relação à administração e gastos do orçamento. Eles devem trabalhar em função da melhoria da qualidade de vida da população, elaborando leis, recebendo o povo, atendendo às reivindicações, desempenhando a função de mediador entre os habitantes e o prefeito. 

Outra importante atribuição a um vereador é a elaboração da Lei Orgânica do Município. Esse documento consiste numa espécie de Constituição Municipal, na qual há um conjunto de medidas para proporcionar melhorias para a população local. O prefeito, sob fiscalização da Câmara de Vereadores, deve cumprir a Lei Orgânica.

Deste modo amigo leitor, fica claro que o vereador é bem mais importante do que a maioria pensa ser. Por isso, não colabore para que incompetentes desqualificados exerçam um cargo tão importante se utilizando apenas do poder econômico. Cobre propostas! Atitude! Não aceite dinheiro em troca de seu voto, pois esse cidadão nunca irá representá-lo como se deve. Exija participação ativa! Independência em relação ao executivo. Não permita que marionetes entrem na câmara municipal, pois elas apenas representam o interesses do seu "líder" ou "grupo" político ao invés dos nossos, como deveria realmente ser. Seja consciente e ajude a acabarmos com esse ciclo vicioso. Garanto que quando eles perceberem que seu dinheiro não nos interessa, passarão a nos oferecer propostas e ações no lugar de esmolas e promessas.  

E você? Está satisfeito com o nível dos vereadores de nossa cidade? Opine! Mostre que sua opinião faz toda a diferença!  

8 comentários:

No Fear disse...

Então a família Costa não é a única culpada pelo marasmo no qual nossa cidade se encontra. Com uma equipe de vereadores tão incompetente como a que temos por aqui, fica difícil esperar que eles tenham condições de realizar todas essas tarefas acima citadas. Estamos perdidos!!!!!!!!!!!

Anonymous disse...

Não vejo perspectivas em Moita Bonita para os próximos 4 anos. Temos três candidatos: Marcos (continuísmo do atraso), Edmilson (neoatraso, visto que até pouco tempo defendia as idéias do próprio Marcos Costa na eleição de 2000) e Gileson que imagino não ter uma base aliada que possa lhe dar suporte. E com relação aos vereadores também não vejo muita melhora. Infelizmente em Moita Bonita os jovens acabam se satisfazendo com festinhas de vereador X e prefeito Y. Com Marcos (nepotismo Costa), com Edmilson (nepotismo Sindô). Temos outras que poderiam representar melhor a cidade, mas infelizmente essas pessoas não se envolvem com política. Caros colegas a questão é a seguinte, acontece que muitas pessoas que poderiam nos representar em virtude do conhecimento que têm e do carisma e visão de desenvolvimento da cidade acabam não se envolvendo neste ramo nojento que se chama política. Estou errado?

Espaço Livre disse...

A Equipe Espaço Livre agradeçe pela participação de todos.

José Roberto Santana disse...

Parabéns ao meu amigo anônimo, pelo belo comentário.

Anonymous disse...

Que pena que nem todo mundo sabe disso. Parabéns pelo Blog.

Anonymous disse...

Josimar, você não vai comentar nada sobre o que disse o anônimo no dia 16/08/12 às 03:17 ? Ou você é mais um que acredita em um desses três candidatos a prefeito.

ketchmacol disse...

O amigo anônimo acima tem argumentos bem fundamentados, porém não posso concordar com ele por inteiro. Para mim, Marcos Costa representa sim o nepotismo, isso é fato(concordo com você amigo). Já na questão do Edmilson eu penso diferente, ele não foi eleito ainda, na verdade, a oposição nunca triunfou em Moita, deste modo, qualquer cenário que possamos imaginar aqui, seja ele bom ou ruim, ficará apenas no ambito da suposição. Ninguém sabe o que vai acontecer com uma vitória de Edmilson ou Gilelson, eles poderiam ser melhores, iguais ou piores se comparados aos Costa, mas isso só o futuro nos dirá. Na questão de outras pessoas se envolverem na política, temo que todos seriam vítimas das mesmas acusassões que o Edmilson - de querer beneficiar a própria família e etc. O fato é que o povo de Moita se acomodou e procura desculpas para manter a família Costa no poder, só que um dia eles serão derrotados e as pessoas finalmente enxergarão que os únicos a perder com essa mudança serão eles - os Costa - não os cidadãos, e certamente se arrependerão de terem demorado tanto para fazer a coisa certa e mudado como o mundo faz constantemente, independentemente de quem seja o candidato eleito da oposição. Obrigado pela participação companheiro e continue sempre conosco. Sua opinião faz toda a diferença aqui!

ketchmacol disse...

Espero que concorde com meu ponto de vista amigo, precisamos de mudança, seja ela representada por quem for, para que possamos comparar e pesar o que perdemos e ganhamos nesses últimos 45 anos. Obrigado pelo interesse em nossa opinião e saiba que a sua também nos é muito cara. O que você pensa a respeito? Compartilhe suas idéias conosco. Muito obrigado pela participação!

Postar um comentário