sexta-feira, 20 de julho de 2012

Palavras de um professor.


O jornais têm publicado que o governo deu reajuste de 45% para os docentes da rede federal. Isto para quem tem doutorado e dedicação exclusiva. Não é verdade !!!!!. 

Esse reajuste é para quem tem Doutorado, Dedicação Exclusiva e está na última fase da carreira. Isso corresponde a apenas 3% dos docentes, sendo que esses servidores já estão com um pé na aposentadoria.

 A grande massa de docentes teve reajuste de 16%, correspondente às perdas salariais de 2011, 2012, 2013, 2014 e 2015. A média de inflação no Brasil é de 6%, perfazendo uma perda de 30% até 2015, ou seja, resumindo, a proposta do governo reduzirá o salário de 97% dos docentes. 

Tem ministro dizendo que o Brasil dá aumento em detrimento à Europa, a qual está fazendo reduções devido à crise. Esquecem que essa negociação vem desde o ano passado.

O PT aprendeu bem algumas manipulações de marketing da Escola de Duda Mendonça. Logo, acredito que a greve continuará !


Fonte: Palavras de um professor.

Um olhar crítico das eleições 2012.


Olá pessoal, estava navegando na internet e achei um artigo muito interessante escrito por um promotor de justiça, ele se chama Claudionor Mendonça dos Santos e é Presidente do Movimento do Ministério Público Democrático, o mesmo possui uma visão muito interessante sobre as eleições que estão se aproximando. Vejam o que ele diz:


Aproximam-se as eleições e vem à tona a grande preocupação: um sufrágio límpido, transparente e no qual sejam escolhidos os melhores candidatos.


Há, no Brasil, cerca de trinta partidos políticos, fato que revela a inconsistência ideológica dessas agremiações, conceituadas como associações de pessoas que se apresentam, teoricamente, com um programa de aspirações de cunho social e que, para concretizá-lo, buscam eleger, apoiar ou combater aqueles que ocupam cargos no Executivo e no Legislativo.

Hans Kelsen as define como organizações que congregam homens de semelhantes opiniões para afiançar-lhes verdadeira influência na realização dos negócios públicos, enquanto outros as apontam como grupo de pessoas inspiradas por interesses e que visam tomar o poder, por meios legais, e nele permanecer para a realização dos fins sociais. Trata-se, portanto, de um grupo social, com regras de organização, com acervo de ideias e princípios que inspiram sua ação, buscando a tomada do poder para a concretização dos direitos assegurados na legislação, especialmente aqueles contidos na Constituição Federal.

A Constituição de 1988 assegurou o sistema democrático do pluripartidarismo, garantindo a criação, fusão, incorporação e extinção dos partidos políticos. Estabeleceu, ainda, que os limites dessa liberdade situam-se no resguardo da soberania nacional, do regime democrático, do pluripartidarismo e dos direitos fundamentais da pessoa (artigo 17 da CF).

A legislação eleitoral é confusa, com inúmeros diplomas legais regendo a matéria, além de resoluções, dificultando, assim, a exata compreensão desse cipoal de leis. Carece, o sistema partidário pátrio, de reformas para seu aperfeiçoamento, com ênfase na fidelidade partidária, para que se evite a troca imoral de siglas, devendo ser lembrado que 5% do Produto Interno Bruto é perdido com a corrupção, segundo o Banco Mundial, constituindo-se em perigo para a democracia.

E, no caso brasileiro, é bom lembrar que há situações paradoxais. Partido de nomenclatura progressista é constituído por personagens vinculados à ditadura, enquanto outros que se apresentam como democratas também possuem perfeita identificação com passado bem recente de aspecto igualmente ditatorial.

É imprescindível, assim, em face das próximas eleições, que a sociedade permaneça em constante vigilância, assegurando que os candidatos possuam ficha limpa, não escondam o passado e, principalmente, revelem o que pretendem no futuro, caso eleitos. Trata-se de eleição municipal, fator que favorece o conhecimento dos candidatos, especialmente aqueles que terão por encargo a fiscalização do Executivo, evitando-se a transgressão referente à coleta de numerário para campanhas, com visível abuso do poder econômico ou político.

Em outras palavras, cabe à sociedade fiscalizar pela proteção do direito do sufrágio, garantindo, assim, eleições livres e justas, acionando, se necessário, a Justiça Eleitoral.

Qual a sua opinião? Você concorda com a posição do promotor? Opine, mostre que sua opinião faz toda a diferença!

quarta-feira, 18 de julho de 2012

Educação solicita convocação de 218 professores aprovados em concurso público


A Secretaria de Estado da Educação (Seed) encaminhou nesta segunda-feira, 16, ofício à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, solicitando que sejam convocados e empossados 218 professores da Educação Básica, aprovados em concurso público, para provimento de vagas do Quadro Geral de Pessoal do Poder Executivo do Estado de Sergipe, distribuídos por Diretorias Regionais de Educação. O Governo de Sergipe promoveu no mês de abril passado o concurso público para ocupação de 1.700 vagas no Magistério Estadual.

Neste primeiro momento a Seed solicitou a convocação de professores para atender à demanda das Diretorias de Educação 4, 5 e 9. De acordo com o secretário de Estado da Educação, Belivaldo Chagas, as convocações serão feitas paulatinamente, até atender à demanda de todas as escolas da rede estadual de ensino. "Neste momento iremos encaminhar os primeiros convocados para três DREs, mas posteriormente estaremos fazendo outras convocações até atendermos a todas as dez diretorias existentes", explicou.

Para a DRE 4, com sede em Japaratuba, serão convocados 80 professores, que atuarão nos municípios de Japaratuba, Pirambu, Carmópolis, General Maynard, Rosário do Catete, Maruim, Capela e Muribeca.

Já a DRE 5, cuja sede fica em Nossa Senhora das Dores, será contemplada, nesta primeira convocação, com 29 professores. Eles trabalharão nos municípios de Graccho Cardoso, Cumbe, Divina Pastora, Siriri e Nossa Senhora das Dores.

Para a DRE 9, sediada em Nossa Senhora da Glória, serão convocados 109 professores aprovados no concurso. Eles trabalharão em Canindé do São Francisco, Poço Redondo, Monte Alegre, Nossa Senhora da Glória e Feira Nova.

Fonte SEED
Curta nossa pagina no Facebook

terça-feira, 17 de julho de 2012

Cursos Gratuitos On-line de TI!



    Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ disponibiliza vídeo aulas do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação. Este é um curso de nível superior que adota a metodologia semipresencial e conta com videoaulas especialmente produzidas neste contexto. O curso tem como objetivo formar profissionais com competência para realizar, entre outras tarefas, instalações de redes locais; desenvolvimento de pequenos programas; instalação de sistemas operacionais para máquinas de pequeno porte; manutenção de banco de dados em computadores pessoais destinados a pequenas corporações; e criação e manutenção de sites na web.
    Através desta página a Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) disponibiliza, ao público em geral, o acesso às suas videoaulas*.
Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Cursos Gratuitos On-line de TI!



    Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ disponibiliza vídeo aulas do curso de Tecnologia em Sistemas de Computação. Este é um curso de nível superior que adota a metodologia semipresencial e conta com videoaulas especialmente produzidas neste contexto. O curso tem como objetivo formar profissionais com competência para realizar, entre outras tarefas, instalações de redes locais; desenvolvimento de pequenos programas; instalação de sistemas operacionais para máquinas de pequeno porte; manutenção de banco de dados em computadores pessoais destinados a pequenas corporações; e criação e manutenção de sites na web.
    Através desta página a Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ em parceria com a RNP (Rede Nacional de Ensino e Pesquisa) disponibiliza, ao público em geral, o acesso às suas videoaulas*.
Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ

Os 10 crackers mais famosos e seus feitos criminosos

1º. Kevin Mitnick
Um dos mais famosos hackers de todos os tempos, Mitnick chegou a roubar 20 mil números de cartões de crédito e assombrava o sistema telefônico dos EUA. Mitnick foi o primeiro hacker a entrar para a lista dos 10 criminosos mais procurados pelo FBI.
2º. Adrian Lamo
Na lista de invasões do jovem hacker americano estão os sites da Microsoft, do Yahoo! e do jornal The New York Times.

3º. Raphael Gray

O hacker britânico Raphael Gray, 19, foi condenado por roubar 23 mil números de cartões de crédito, entre eles um de Bill Gates.
4º Jonathan James
Preso aos 16 anos, o hacker invadiu uma das agências Departamento de Defesa americano responsável por reduzir a ameaça de armas nucleares, biológicas e químicas. Lá, o jovem instalou um backdoor para roubar senhas de empregados da agência.
5º. Jon Lech Johansen
Conhecido como DVD Jon, o hacker norueguês ganhou fama após burlar os sistemas de proteção dos DVDs comerciais. Tais códigos são usados pela indústria cinematográfica para impedir que o conteúdo seja reproduzido em áreas diferentes das de venda.
6º. Vladimir Levin
O criminoso russo liderou uma gangue que invadiu computadores do Citibank e desviou US$ 10 milhões, em 1994. Foi preso em Londres um ano depois.

7º. Onel de Guzman 

Com apenas 23 anos, o filipino Onel de Guzman causou um prejuízo de US$ 10 bilhões com seu vírus “I Love You”, que atingiu sistemas de e-mail no mundo todo.
8º. Kevin Poulsen
Kevin Poulsen ganhou um Porsche em um concurso realizado por uma rádio americana. O 102º ouvinte que telefonasse para a emissora, levava o carro. Poulsen invadiu a central.
9º. Robert Morris
O americano, filho do cientista chefe do Centro Nacional de Segurança Computacional dos EUA, espalhou o primeiro worm que infectou milhões de computadores e fez grande parte da Internet entrar em colapso, em 1988.
10º. David L. Smith
Com o vírus Melissa, o programador conseguiu derrubar servidores de grandes empresas, como Intel, Lucent e Microsoft. Em 2002, o hacker foi condenado a 22 meses de prisão.
Fonte: Lista 10

Os 10 crackers mais famosos e seus feitos criminosos

1º. Kevin Mitnick
Um dos mais famosos hackers de todos os tempos, Mitnick chegou a roubar 20 mil números de cartões de crédito e assombrava o sistema telefônico dos EUA. Mitnick foi o primeiro hacker a entrar para a lista dos 10 criminosos mais procurados pelo FBI.
2º. Adrian Lamo
Na lista de invasões do jovem hacker americano estão os sites da Microsoft, do Yahoo! e do jornal The New York Times.

3º. Raphael Gray

O hacker britânico Raphael Gray, 19, foi condenado por roubar 23 mil números de cartões de crédito, entre eles um de Bill Gates.
4º Jonathan James
Preso aos 16 anos, o hacker invadiu uma das agências Departamento de Defesa americano responsável por reduzir a ameaça de armas nucleares, biológicas e químicas. Lá, o jovem instalou um backdoor para roubar senhas de empregados da agência.
5º. Jon Lech Johansen
Conhecido como DVD Jon, o hacker norueguês ganhou fama após burlar os sistemas de proteção dos DVDs comerciais. Tais códigos são usados pela indústria cinematográfica para impedir que o conteúdo seja reproduzido em áreas diferentes das de venda.
6º. Vladimir Levin
O criminoso russo liderou uma gangue que invadiu computadores do Citibank e desviou US$ 10 milhões, em 1994. Foi preso em Londres um ano depois.

7º. Onel de Guzman 

Com apenas 23 anos, o filipino Onel de Guzman causou um prejuízo de US$ 10 bilhões com seu vírus “I Love You”, que atingiu sistemas de e-mail no mundo todo.
8º. Kevin Poulsen
Kevin Poulsen ganhou um Porsche em um concurso realizado por uma rádio americana. O 102º ouvinte que telefonasse para a emissora, levava o carro. Poulsen invadiu a central.
9º. Robert Morris
O americano, filho do cientista chefe do Centro Nacional de Segurança Computacional dos EUA, espalhou o primeiro worm que infectou milhões de computadores e fez grande parte da Internet entrar em colapso, em 1988.
10º. David L. Smith
Com o vírus Melissa, o programador conseguiu derrubar servidores de grandes empresas, como Intel, Lucent e Microsoft. Em 2002, o hacker foi condenado a 22 meses de prisão.
Fonte: Lista 10

O que é e como funciona um antivírus?


Antivírus é um software responsável pela detecção, desinfecção e remoção de pragas digitais como vírus, trojans (cavalos de tróia), worms e qualquer outro tipo de código malicioso, não se limitando somente aos vírus como o nome sugere. Alguns antivírus também removem adwares e spywares, tarefa antes reservada apenas aos anti-spywares.
O antivírus funciona com um banco de dados chamado de lista de definição. Essa lista contém informações para que o antivírus consiga identificar quais arquivos são bons e quais são maliciosos. Em outras palavras, para que ele consiga detectar um vírus, é necessário que esse vírus esteja na lista definição. Esse é o motivo pelo qual os antivírus requerem atualização constante: para detectar os vírus mais recentes, a lista de definição precisa ser a mais nova possível. As companhias antivírus capturam os vírus que estão circulando na rede e também recebem exemplares de seus usuários para atualizar a sua lista de definição.
Existem algumas técnicas, conhecidas genericamente pelo termo de heurística que analisa a estrutura de um arquivo e, algumas vezes, também o seu funcionamento. Estas técnicas permitem que um antivírus detecte um vírus que ainda não está presente em sua lista de definição.

Onde posso obter um antivírus?

Algumas lojas de informática vendem softwares antivírus, mas você também pode baixá-los pela web para testá-los antes de comprá-los. Outros antivírus também estão disponíveis gratuitamente (freeware), o que lhe permite baixá-los e usá-los no seu computador sem precisar gastar dinheiro.

O que é e como funciona um antivírus?


Antivírus é um software responsável pela detecção, desinfecção e remoção de pragas digitais como vírus, trojans (cavalos de tróia), worms e qualquer outro tipo de código malicioso, não se limitando somente aos vírus como o nome sugere. Alguns antivírus também removem adwares e spywares, tarefa antes reservada apenas aos anti-spywares.
O antivírus funciona com um banco de dados chamado de lista de definição. Essa lista contém informações para que o antivírus consiga identificar quais arquivos são bons e quais são maliciosos. Em outras palavras, para que ele consiga detectar um vírus, é necessário que esse vírus esteja na lista definição. Esse é o motivo pelo qual os antivírus requerem atualização constante: para detectar os vírus mais recentes, a lista de definição precisa ser a mais nova possível. As companhias antivírus capturam os vírus que estão circulando na rede e também recebem exemplares de seus usuários para atualizar a sua lista de definição.
Existem algumas técnicas, conhecidas genericamente pelo termo de heurística que analisa a estrutura de um arquivo e, algumas vezes, também o seu funcionamento. Estas técnicas permitem que um antivírus detecte um vírus que ainda não está presente em sua lista de definição.

Onde posso obter um antivírus?

Algumas lojas de informática vendem softwares antivírus, mas você também pode baixá-los pela web para testá-los antes de comprá-los. Outros antivírus também estão disponíveis gratuitamente (freeware), o que lhe permite baixá-los e usá-los no seu computador sem precisar gastar dinheiro.

Vale a Pena conferir!



Portal oferece aulas legendadas das melhores universidades do mundo


Assistir aulas das melhores universidades do mundo através da internet já é uma realidade desde 2002, quando o renomado Massachussets Institute of Techonology (MIT) disponibilizou alguns de seus conteúdos de graça na rede. O movimento foi seguido por diversas instituições e agora ficou ainda mais acessível aos brasileiros: o portal Veduca, criado este ano, disponibiliza os vídeos legendados para quem tiver interesse.

O projeto nasceu da vontade de um grupo de engenheiros formados no Instituto Tecnológico da Aeronáutica (ITA) de tocar um negócio que ajudasse a melhorar a vida das pessoas. Perceberam que as principais instituições de ensino no mundo caminhavam nesta direção, mas que havia pouquíssimas experiências no País. Quando o portal entrou no ar, em março, rapidamente bateu a marca dos 100 mil acessos. Isso sem investimento em publicidade e divulgação. Hoje, já são 500 mil acessos e quase cinco mil vídeos disponibilizados.

Carlos Souza, um dos fundadores, conta que, para colocar o portal no ar, eles contrataram 10 tradutores. No entanto, muitas pessoas começaram a procurá-los com o intuito de colaborar. Foi desenvolvida então uma plataforma no próprio site para os legendários voluntários. Hoje, cerca de 100 ajudam com as legendas dos vídeos e o trabalho é todo supervisionado por especialistas, para evitar erros.

"O movimento do open course começa no MIT três anos antes de existir o YouTube. Só que apenas 2% dos brasileiros fala inglês bem. Então, havia um conteúdo enorme que as pessoas não tinham acesso. Temos uma carência muito grande na educação, há uma demanda enorme por parte das pessoas. Tem várias pessoas que entram em contato contando que estudam uma coisa, mas através do portal conheceram outras. Isso abre a cabeça das pessoas. Das pessoas que acessam a internet no País, 66% busca educação. Nossa meta é chegar a um milhão de acessos por mês até o fim do ano. E legendar todos os vídeos até 2013", afirma Souza, um dos fundadores do projeto.

Além da legendação, o grupo investe em ferramentas tecnológicas para facilitar a vida dos usuários. Uma delas permite que sejam feitas buscas no áudio das palestras. Por exemplo: se um usuário busca por Freud, será apresentada uma lista de vídeos em que ele é citado. Ao clicar na opção desejada, a exibição começará do ponto em que o professor cita o pai da psicanálise. Ao mesmo tempo, ao assistir um vídeo, aparece uma lista de notícias relacionadas com o assunto. Os recursos já provocaram até o interesse empresas de mídia.

No segundo semestre, o portal vai entrar de cabeça na produção de vídeos em universidades brasileiras. A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) será a primeira delas. "O próprio reitor entrou em contato com a gente para fazer este trabalho. Fomos para uma reunião e conversamos para que a Unicamp seja a primeira a participar do Veduca entre as brasileiras. Estamos muito felizes com o resultado. Não pretendemos fechar o conteúdo. Vamos sobreviver com publicidade. O objetivo é facilitar o acesso ao conhecimento", resume Souza.
(O Globo)


Uma fonte de conhecimento bastante interessante!
Curta nossa pagina no Facebook.

Greve das Universidades Federais bate recorde de adesão!


A greve de professores das universidades e institutos federais completa dois meses nesta terça-feira (17) com a maior adesão já registrada pelo Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (Andes). Até a segunda-feira (16), 57 das 59 universidades estavam paradas, além dos 37 institutos e centros de educação tecnológica, que incluem o Colégio Pedro II. 
De acordo com a primeira-secretária da entidade, Marina Barbosa, a categoria já esteve paralisada por mais tempo no passado, mas nunca com esse alcance. "É o maior número de adesões tanto de instituições quanto de professores", afirmou.
Os servidores das instituições deflagraram uma greve em 11 de junho, como parte do movimento nacional de paralisação dos servidores federais. Em algumas universidades, estudantes já estavam em greve, como é o caso da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), ou decidiram parar as atividades em apoio aos funcionários das duas categorias. A adesão varia em cada instituição, e algumas, como as federais na Paraíba, já admitem mudanças no calendário acadêmico e a possibilidade de que o ano letivo de 2012 só termine nos primeiros meses de 2013.
O movimento teve início em 17 de maio com a adesão de 20 universidades, como forma de pressionar o governo a definir as mudanças na carreira e no salário antes do envio do Orçamento 2013 ao Congresso Nacional, em 31 de agosto.
Um mês depois, uma negociação marcada para 19 de junho com o governo federal foi adiada sem nova data. Após 57 dias de protestos e a adesão de quase 100% das instituições, os ministérios do Planejamento e da Educação se reuniram com diversas entidades sindicais na sexta-feira (13) para propor um novo plano de carreira. Os professores realizam, até a sexta-feira (20), assembleias em suas instituições para avaliarem a proposta antes da próxima negociação, agendada para a segunda (23).
Na noite de domingo (15), o Comando Nacional de Greve do Andes enviou uma análise técnica e política da proposta do governo aos sindicatos locais ligados à entidade. A indicação do comando é que os docentes rejeitem a proposta e 'radicalizem' as ações de greve.
Reação ao Reuni

Para Marina, do Andes, a bandeira da reestruturação da carreira é antiga. Mas, segundo a professora, que trabalha no curso de serviço social na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e presidiu o sindicato nacional entre 2010 e o dia 21 de junho deste ano, a mobilização se tornou mais intensa depois da implantação do Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni) do Ministério da Educação.

Entre 2002 e 2010, de acordo com dados do MEC, o número de campi das universidades e institutos pulou de 288 em 234 municípios para 628 campi em 551 cidades. A previsão até 2014 é de criar 255 novos campi --208 deles de institutos federais-- em 247 cidades.
A expansão, segundo Marina, foi feita "de modo irresponsável e sem qualidade" e o resultado foi "uma condição insuportável da situação" dentro das instituições. "A força dessa greve é que chegamos num limite dentro das instituições, a carreira desestruturada gerou insatisfação e não foi possível mais segurar uma reação."
Veja abaixo todas as instituições que aderiram à greve até o momento:

(Fonte: G1)
Curta nossa pagina no Facebook.


segunda-feira, 16 de julho de 2012

A Evolução da web


Atualmente, a web é um universo em crescimento de páginas e de aplicativos da web interligados, além de vídeos, fotos e conteúdo interativo. O que o usuário comum não percebe é a interação de tecnologias da web e navegadores que possibilita tudo isso.
Com o tempo, as tecnologias da web evoluíram para proporcionar aos desenvolvedores da web a capacidade de criar novas gerações de experiências da web úteis e imersivas. A web atual é resultado dos esforços contínuos de uma comunidade da web aberta que ajuda a definir essas tecnologias da web, como HTML5, CSS3 e WebGL, e a garantir que elas sejam suportadas em todos os navegadores da web.
As bandas de cores nessa visualização representam a interação entre tecnologias e navegadores da web, que dá vida aos diversos aplicativos poderosos da web que usamos atualmente.
Veja o mapa de animação Evolution of the web

A Evolução da web


Atualmente, a web é um universo em crescimento de páginas e de aplicativos da web interligados, além de vídeos, fotos e conteúdo interativo. O que o usuário comum não percebe é a interação de tecnologias da web e navegadores que possibilita tudo isso.
Com o tempo, as tecnologias da web evoluíram para proporcionar aos desenvolvedores da web a capacidade de criar novas gerações de experiências da web úteis e imersivas. A web atual é resultado dos esforços contínuos de uma comunidade da web aberta que ajuda a definir essas tecnologias da web, como HTML5, CSS3 e WebGL, e a garantir que elas sejam suportadas em todos os navegadores da web.
As bandas de cores nessa visualização representam a interação entre tecnologias e navegadores da web, que dá vida aos diversos aplicativos poderosos da web que usamos atualmente.
Veja o mapa de animação Evolution of the web

Voxer chega ao Android Market


Entrei recentemente no mundo Android ao adquirir meu primeiro Smartphone e estou muito feliz com meu Android. Mas fiquei mas feliz ainda quando meu colega de faculdade Tadeu ao viajar para Campina Grande - PB mim informo desse excelente app para Android o Vorxer.
Então fui eu em nosso amigo Google pesquisar sobre o app e resolvi fazer esse texto.
Vorxer é um app que merece sem dúvida figurar nas seleções de melhores aplicativos para Android. Apesar de existirem outros oferecendo a mesma possibilidade, uma solução desse tipo, para se fazer realmente útil, precisa sobretudo de uma boa base de usuários. Não adianta você usar uma plataforma de comunicação que ninguém usa.
É justamente por já possuir uma boa base de usuários, no iPhone e agora avançando rapidamente no Android Market, que o Voxer se apresenta vantajoso perante os demais aplicativos da categoria.
O funcionamento é simples: ao pressionar um “botão” na interface você tem a oportunidade de mandar uma mensagem de voz que chegará ao destinatário através da internet, de maneira muito prática, como num walkie-talkie e alem de você enviar mensagem de voz pode-se também enviar mensagem de texto e fotos tudo grátis.
De qualquer forma, é interessante ver soluções como essas rompendo as fronteiras entre as plataformas e favorecendo a comunicação entre um número cada vez maior de usuários. O último grande avanço nesse sentido ocorreu com o lançamento do Viber para o Android, aplicativo de VoIP já bastante popular no iPhone.
Espero que tenham gostado da dica ate a próxima.

Voxer chega ao Android Market


Entrei recentemente no mundo Android ao adquirir meu primeiro Smartphone e estou muito feliz com meu Android. Mas fiquei mas feliz ainda quando meu colega de faculdade Tadeu ao viajar para Campina Grande - PB mim informo desse excelente app para Android o Vorxer.
Então fui eu em nosso amigo Google pesquisar sobre o app e resolvi fazer esse texto.
Vorxer é um app que merece sem dúvida figurar nas seleções de melhores aplicativos para Android. Apesar de existirem outros oferecendo a mesma possibilidade, uma solução desse tipo, para se fazer realmente útil, precisa sobretudo de uma boa base de usuários. Não adianta você usar uma plataforma de comunicação que ninguém usa.
É justamente por já possuir uma boa base de usuários, no iPhone e agora avançando rapidamente no Android Market, que o Voxer se apresenta vantajoso perante os demais aplicativos da categoria.
O funcionamento é simples: ao pressionar um “botão” na interface você tem a oportunidade de mandar uma mensagem de voz que chegará ao destinatário através da internet, de maneira muito prática, como num walkie-talkie e alem de você enviar mensagem de voz pode-se também enviar mensagem de texto e fotos tudo grátis.
De qualquer forma, é interessante ver soluções como essas rompendo as fronteiras entre as plataformas e favorecendo a comunicação entre um número cada vez maior de usuários. O último grande avanço nesse sentido ocorreu com o lançamento do Viber para o Android, aplicativo de VoIP já bastante popular no iPhone.
Espero que tenham gostado da dica ate a próxima.

Porque migrar para o Linux?

Toda vez que converso com alguém que usa Windows existe um tremendo confronto quando digo que uso Linux, então resolvi procurar na net um poste que falasse sobre o tema e achei esse excelente post no Blogge Viva Linux Porque migrar para o Linux? espero que seja esclarecedor para vocês também. 

Linux é um sistema operacional rápido, seguro, gratuito, pode ser modificado em sua origem (por ter código aberto), fácil, interessante e tem uma visual incomparável. 

O Linux evoluiu bastante desde suas primeiras versões. Hoje possui diversas opções para as mais variadas atividades. Há diversos navegadores, editores de texto, planilhas eletrônicas, programas de mensagem, jogos, etc. Todos gratuitos e abertos à modificação. 

Hoje não é mais desculpa deixar de usar o Linux por causa da complexidade de seus programas ou pela dificuldade de instalação. Também não é mais desculpa deixar de usá-lo por incompatibilidade de programas ou pela ausência de programas que fazem a mesma coisa em outros sistemas. Há praticamente tudo no Linux e em muita quantidade. Além disso há emuladores que executam programas do Windows como se estivéssemos nele (o inverso não acontece). 

Outro ponto importante é a segurança. Linux é livre de vírus! Só o fato de não ter mais que formatar o computador, ser "aporrinhado" por mensagens estranhas, correr o risco de ter um programa pegando minhas senhas do banco ou de perder arquivos importantes por conta de vírus já seria o suficiente para usar um sistema operacional por pior que ele fosse (o que não é o caso do Linux). 

Vamos agora a um exemplo básico de levantamento de custos para ter um sistema operacional com bons programas instalados. Sou um usuário exigente, que gosta de softwares em suas versões completas, afinal saber que você só pode ter mais se pagar por mais faz com que eu me sinta numa concessionária, onde só não compro um carro bom e com todos os acessórios porque não tenho dinheiro suficiente. 

Vejamos os custos para um bom pacote de softwares para Windows. Os preços abaixo foram retirados do site www.americanas.com.br em 31/05/20011. 

DVD-ROM Windows Vista Ultimate Full 

Última versão do sistema operacional da Microsoft, que por sinal só funciona em super máquinas.
R$ 989,00 

DVD-ROM Office 2007 Professional Full 

Última versão da suíte de aplicativos para escritório da Microsoft. Não é tão exigente de hardware quando o Windows Vista, mas não deixa de ser pesado e de comprometer muito da memória com algumas "frescuras".
R$ 1.599,00 

Cd Rom ESET NOD32® Sistema Antivírus Edição 2012 

No Windows um antivírus é imprescindível. Não podemos ficar sequer um dia usando a Internet sem um bom antivírus e uma boa opção é o NOD32. Compromete um pouco o funcionamento de computadores com 256 MB de memória, mas é eficaz na detecção e remoção de vírus. 

OBS.: Esta licença é para o uso em 10 computadores. Acredite! Ainda há pessoas boas neste mundo! 
R$ 949,00 

Cd Rom CyberLink Power DVD Max 7 

Software para reproduzir DVDs e filmes dos mais diversos formatos. Gosto de assistir filmes no computador e preciso de um bom programa que me dê opções. Este é ótimo!
R$ 249,00 

Adobe Photoshop CS 5 Win/Port 

Chegamos a um ponto importante. Hoje em dia, com a facilidade das fotos digitais, tenho a necessidade de editar algumas fotos, fazer brincadeiras e alguns trabalhos sérios com imagens também. Como todos sabem, o Photoshop é referência de qualidade para este tipo de trabalho.
R$ 1.399,00 

CorelDRAW 

Ferramenta para criação de imagens vetoriais. Ideal para profissionais que trabalham criando logomarcas, desenhando, ou editando imagens. Considero importante e bastante útil em um computador com Windows.
R$ 1.550,00 

Acrobat 10 Professional 

Não são todos que têm esta necessidade, mas no meu caso, gosto de documentar muitas coisas minhas em formato PDF. Desde as ajudas dos meus programas até alguns artigos sobre Linux e programação. É uma excelente opção, pois trabalho com plataformas diferentes e um software que gere arquivos que possam transitar livremente entre elas é uma boa opção.
R$ 1.149,00 

Resultado das nossas compras de softwares: R$ 7.884,00 

Sem nenhum comentário malicioso ou "risadinhas" a respeito do montante acima, vamos direto ao custo de um bom pacote de programas para o Linux, com as mesmas características dos que foram descritos anteriormente: 

Linux Ubuntu 12.04 LTS 

Última versão (completa) do sistema operacional Ubuntu, com muitas mudanças e incrivelmente fácil para usuários iniciantes no Linux. Pode ser adquirido por download, copiado de um outro CD, ou comprado em bancas de jornal (você paga pela revista, não pelo Linux).
Custo: R$ 0,00 

LibreOffice.org 

Excelente suíte de aplicativos para escritório com editor de textos, planilha eletrônica, editor de apresentações e software para banco de dados. Semelhantes aos mesmos aplicativos encontrados para o Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Access). 

Já vem instalado com o Ubuntu 12.04 LTS, mas em outras distribuições pode ser instalado facilmente com o comando apt-get, ou baixado pela Internet e instalado manualmente. Há também outros comandos semelhantes ao apt-get, mas não vem ao caso citá-los.
Custo: R$ 0,00 

"Para manter a coerência e a seqüência com os mesmos softwares do Windows citados acima, este comentário ocupa o lugar do antivírus para o Linux, coisa que não existe. Hehehe!"
Custo: R$ 0,00 

Reprodutor de Filmes Totem 

Assim como o Totem há muitos outros programas que fazem a mesma coisa, mas este foi escolhido por também já vir instalado com o Ubuntu 7.04. Pode ser adquirido por uma simples linha de comando ou baixado da Internet.
Custo: R$ 0,00 

Editor de Imagens GIMP 

Uma opção completa para editar fotos, imagens e figuras diversas. Possui muitas opções e efeitos infinitos, fazendo o usuário esquecer o Photoshop. É leve e também pode ser adquirido com as mesmas facilidades dos outros programas para Linux, mas já vem instalado com o Ubuntu 12.04.
Custo R$ 0,00 

Inkscape 

Uma boa opção ao CorelDRAW. Tem muitas ferramentas e funções que permite criar objetos, figuras e desenhos vetoriais de todos os tipos. Fácil de usar e pode ser adquirido com a mesma facilidade dos demais softwares citados anteriormente, inclusive com um simples comando apt-get. Não vem instalado com o Ubuntu 12.04.
Custo: R$ 0,00 

Chegamos ao último exemplo desta simples comparação. Ao usar o Linux para salvar algum arquivo no formato PDF, não é necessário nenhum programa especial, pois o OpenOffice já faz isso de forma fácil e rápida, apenas com um clique.
Custo R$ 0,00 

Resultado da soma de softwares semelhantes para Linux: R$ 0,00 

Em relação ao custo, ficou alguma dúvida? Acho que não. Mais claro do que isso é impossível. 

A construção do Linux

A construção deste sistema é feita por programadores de diversas partes do mundo. Desde que alguém tenha conhecimentos de programação e tenha idéias úteis, pode contribuir com o Linux e sua idéia ou programa pode ser usado nas próximas versões. Geralmente uma organização, uma empresa ou um grupo detém o poder da originalidade de uma distribuição, como a Mandriva, SuSE, etc. Estas empresas são responsáveis por desenvolver novas ferramentas e avaliar a utilidade das diversas contribuições enviadas para eles. Tudo é testado e então é criado um pacote de softwares. A este pacote de softwares chamamos de Distribuição. Cada distribuição tem seu ritmo de atualização e de saída de versões. Algumas demoram um ano para lançar uma nova versão, já outras lançam até 3 em um só ano.

O Linux não só é desenvolvido de uma forma LIVRE, como também tem seu código-fonte aberto para que qualquer pessoa possa fazer as mudanças que quiser, coisa que não acontece com o Windows.

Com o Linux podemos pegar uma distribuição "crua", com poucos recursos, e agregar programas à ela. Depois podemos personalizá-la, dando o nome que desejarmos e criar uma nova distribuição. Se tiver uma boa seleção de programas, ferramentas e funções, temos a possibilidade de ter em mãos uma distribuição de sucesso.

Este exemplo vale para o Kurumin, que é uma distribuição fácil de usar e que foi criada por um brasileiro chamado Carlos Morimoto. Ele usou uma distribuição chamada Knoppix, mudou a "cara", acrescentou programas, funções e ferramentas e hoje tem uma grande aceitação aqui no Brasil.

É desta forma, LIVRE, que o Linux vem evoluindo numa velocidade superior e crescente se comparada a outros sistemas operacionais, que tem um número restrito de programadores, os quais a empresa que os contrata julga serem os melhores. 

Fonte: Viva Linux

Porque migrar para o Linux?

Toda vez que converso com alguém que usa Windows existe um tremendo confronto quando digo que uso Linux, então resolvi procurar na net um poste que falasse sobre o tema e achei esse excelente post no Blogge Viva Linux Porque migrar para o Linux? espero que seja esclarecedor para vocês também. 

Linux é um sistema operacional rápido, seguro, gratuito, pode ser modificado em sua origem (por ter código aberto), fácil, interessante e tem uma visual incomparável. 

O Linux evoluiu bastante desde suas primeiras versões. Hoje possui diversas opções para as mais variadas atividades. Há diversos navegadores, editores de texto, planilhas eletrônicas, programas de mensagem, jogos, etc. Todos gratuitos e abertos à modificação. 

Hoje não é mais desculpa deixar de usar o Linux por causa da complexidade de seus programas ou pela dificuldade de instalação. Também não é mais desculpa deixar de usá-lo por incompatibilidade de programas ou pela ausência de programas que fazem a mesma coisa em outros sistemas. Há praticamente tudo no Linux e em muita quantidade. Além disso há emuladores que executam programas do Windows como se estivéssemos nele (o inverso não acontece). 

Outro ponto importante é a segurança. Linux é livre de vírus! Só o fato de não ter mais que formatar o computador, ser "aporrinhado" por mensagens estranhas, correr o risco de ter um programa pegando minhas senhas do banco ou de perder arquivos importantes por conta de vírus já seria o suficiente para usar um sistema operacional por pior que ele fosse (o que não é o caso do Linux). 

Vamos agora a um exemplo básico de levantamento de custos para ter um sistema operacional com bons programas instalados. Sou um usuário exigente, que gosta de softwares em suas versões completas, afinal saber que você só pode ter mais se pagar por mais faz com que eu me sinta numa concessionária, onde só não compro um carro bom e com todos os acessórios porque não tenho dinheiro suficiente. 

Vejamos os custos para um bom pacote de softwares para Windows. Os preços abaixo foram retirados do site www.americanas.com.br em 31/05/20011. 

DVD-ROM Windows Vista Ultimate Full 

Última versão do sistema operacional da Microsoft, que por sinal só funciona em super máquinas.
R$ 989,00 

DVD-ROM Office 2007 Professional Full 

Última versão da suíte de aplicativos para escritório da Microsoft. Não é tão exigente de hardware quando o Windows Vista, mas não deixa de ser pesado e de comprometer muito da memória com algumas "frescuras".
R$ 1.599,00 

Cd Rom ESET NOD32® Sistema Antivírus Edição 2012 

No Windows um antivírus é imprescindível. Não podemos ficar sequer um dia usando a Internet sem um bom antivírus e uma boa opção é o NOD32. Compromete um pouco o funcionamento de computadores com 256 MB de memória, mas é eficaz na detecção e remoção de vírus. 

OBS.: Esta licença é para o uso em 10 computadores. Acredite! Ainda há pessoas boas neste mundo! 
R$ 949,00 

Cd Rom CyberLink Power DVD Max 7 

Software para reproduzir DVDs e filmes dos mais diversos formatos. Gosto de assistir filmes no computador e preciso de um bom programa que me dê opções. Este é ótimo!
R$ 249,00 

Adobe Photoshop CS 5 Win/Port 

Chegamos a um ponto importante. Hoje em dia, com a facilidade das fotos digitais, tenho a necessidade de editar algumas fotos, fazer brincadeiras e alguns trabalhos sérios com imagens também. Como todos sabem, o Photoshop é referência de qualidade para este tipo de trabalho.
R$ 1.399,00 

CorelDRAW 

Ferramenta para criação de imagens vetoriais. Ideal para profissionais que trabalham criando logomarcas, desenhando, ou editando imagens. Considero importante e bastante útil em um computador com Windows.
R$ 1.550,00 

Acrobat 10 Professional 

Não são todos que têm esta necessidade, mas no meu caso, gosto de documentar muitas coisas minhas em formato PDF. Desde as ajudas dos meus programas até alguns artigos sobre Linux e programação. É uma excelente opção, pois trabalho com plataformas diferentes e um software que gere arquivos que possam transitar livremente entre elas é uma boa opção.
R$ 1.149,00 

Resultado das nossas compras de softwares: R$ 7.884,00 

Sem nenhum comentário malicioso ou "risadinhas" a respeito do montante acima, vamos direto ao custo de um bom pacote de programas para o Linux, com as mesmas características dos que foram descritos anteriormente: 

Linux Ubuntu 12.04 LTS 

Última versão (completa) do sistema operacional Ubuntu, com muitas mudanças e incrivelmente fácil para usuários iniciantes no Linux. Pode ser adquirido por download, copiado de um outro CD, ou comprado em bancas de jornal (você paga pela revista, não pelo Linux).
Custo: R$ 0,00 

LibreOffice.org 

Excelente suíte de aplicativos para escritório com editor de textos, planilha eletrônica, editor de apresentações e software para banco de dados. Semelhantes aos mesmos aplicativos encontrados para o Microsoft Office (Word, Excel, PowerPoint e Access). 

Já vem instalado com o Ubuntu 12.04 LTS, mas em outras distribuições pode ser instalado facilmente com o comando apt-get, ou baixado pela Internet e instalado manualmente. Há também outros comandos semelhantes ao apt-get, mas não vem ao caso citá-los.
Custo: R$ 0,00 

"Para manter a coerência e a seqüência com os mesmos softwares do Windows citados acima, este comentário ocupa o lugar do antivírus para o Linux, coisa que não existe. Hehehe!"
Custo: R$ 0,00 

Reprodutor de Filmes Totem 

Assim como o Totem há muitos outros programas que fazem a mesma coisa, mas este foi escolhido por também já vir instalado com o Ubuntu 7.04. Pode ser adquirido por uma simples linha de comando ou baixado da Internet.
Custo: R$ 0,00 

Editor de Imagens GIMP 

Uma opção completa para editar fotos, imagens e figuras diversas. Possui muitas opções e efeitos infinitos, fazendo o usuário esquecer o Photoshop. É leve e também pode ser adquirido com as mesmas facilidades dos outros programas para Linux, mas já vem instalado com o Ubuntu 12.04.
Custo R$ 0,00 

Inkscape 

Uma boa opção ao CorelDRAW. Tem muitas ferramentas e funções que permite criar objetos, figuras e desenhos vetoriais de todos os tipos. Fácil de usar e pode ser adquirido com a mesma facilidade dos demais softwares citados anteriormente, inclusive com um simples comando apt-get. Não vem instalado com o Ubuntu 12.04.
Custo: R$ 0,00 

Chegamos ao último exemplo desta simples comparação. Ao usar o Linux para salvar algum arquivo no formato PDF, não é necessário nenhum programa especial, pois o OpenOffice já faz isso de forma fácil e rápida, apenas com um clique.
Custo R$ 0,00 

Resultado da soma de softwares semelhantes para Linux: R$ 0,00 

Em relação ao custo, ficou alguma dúvida? Acho que não. Mais claro do que isso é impossível. 

A construção do Linux

A construção deste sistema é feita por programadores de diversas partes do mundo. Desde que alguém tenha conhecimentos de programação e tenha idéias úteis, pode contribuir com o Linux e sua idéia ou programa pode ser usado nas próximas versões. Geralmente uma organização, uma empresa ou um grupo detém o poder da originalidade de uma distribuição, como a Mandriva, SuSE, etc. Estas empresas são responsáveis por desenvolver novas ferramentas e avaliar a utilidade das diversas contribuições enviadas para eles. Tudo é testado e então é criado um pacote de softwares. A este pacote de softwares chamamos de Distribuição. Cada distribuição tem seu ritmo de atualização e de saída de versões. Algumas demoram um ano para lançar uma nova versão, já outras lançam até 3 em um só ano.

O Linux não só é desenvolvido de uma forma LIVRE, como também tem seu código-fonte aberto para que qualquer pessoa possa fazer as mudanças que quiser, coisa que não acontece com o Windows.

Com o Linux podemos pegar uma distribuição "crua", com poucos recursos, e agregar programas à ela. Depois podemos personalizá-la, dando o nome que desejarmos e criar uma nova distribuição. Se tiver uma boa seleção de programas, ferramentas e funções, temos a possibilidade de ter em mãos uma distribuição de sucesso.

Este exemplo vale para o Kurumin, que é uma distribuição fácil de usar e que foi criada por um brasileiro chamado Carlos Morimoto. Ele usou uma distribuição chamada Knoppix, mudou a "cara", acrescentou programas, funções e ferramentas e hoje tem uma grande aceitação aqui no Brasil.

É desta forma, LIVRE, que o Linux vem evoluindo numa velocidade superior e crescente se comparada a outros sistemas operacionais, que tem um número restrito de programadores, os quais a empresa que os contrata julga serem os melhores. 

Fonte: Viva Linux