Esta semana um fato muito importante movimentou os bastidores da politica em todo o Brasil. O TSE (Tribunal Superior Eleitoral) divulgou uma lista com o nome de todos os gestores públicos, ocupantes de cargos ou funções, que tiveram suas contas consideradas irregulares pelo TCU (Tribunal de Contas da União) em mandatos anteriores. Todos que lá estão foram considerados culpados por má gestão dos recursos públicos, sendo isso praticado das mais diversas formas. Veja o que consta na página do TSE.
Porém, trazendo a coisa mais para perto de nós, cidadãos moitenses, o que chama muito a atenção é o nome do ex-prefeito Marcos Antonio Costa (Marcos Costa) constar nesta relação. Como você pode ver logo abaixo:
(Clique na imagem para ampliá-la)
Agora, tendo por base essa informação, veja o que consta no próprio site do TSE: "Segundo a Lei de Inelegibilidades (Lei Complementar nº 64/1990), quem tiver as contas rejeitadas não pode se candidatar a cargo eletivo nas eleições que se realizarem nos oito anos seguintes, contados a partir da data da decisão. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário." Deste modo, fica evidente que existe um sério risco de uma futura candidatura do Marcos ser impugnada. Notícia nada boa para o grupo da família Costa.
Nestes últimos 4 anos (2008-2012), periodo correspondente ao segundo mandato da atual prefeita Graziele Costa, o nome do Marcos Costa se tornou o principal - e talvez até o único - trunfo para a vitória da família Costa no pleito que se aproxima. Caso se confirme que o Marcos não poderá concorrer ao cargo máximo do executivo municipal, o ex-deputado Bosco Costa terá um baita trabalho para conseguir um nome à altura do de seu irmão (Marcos Costa e Bosco Costa são irmãos). Dizem que seu sobrinho, o Vander Costa - popular Vandinho - seria a preferência de Bosco. Vários outros nomes sem muita expressão também foram cogitados, mas dificilmente serão escolhidos. Bosco certamente está ciente da insatisfação do povo quanto a administração de sua filha e, creio eu, deverá indicar o seu candidato mais forte - tendo em vista o leque de opções que possui ao seu dispor.
As convenções - tanto da situação quanto da oposição - estão prestes a serem realizadas e o povo terá finalmente a confirmação ou revelação dos nomes que se lançarão neste pleito histórico. Não se trata apenas de mais uma eleição - ao menos para quem está afinado com a realidade de nossa querida cidade - mas sim do momento no qual tracaremos os rumos de nosso município pelos próximos quatro anos. Espero que meus munícipes estejam mais conscientes da responsabilidade e das implicações deste ato - falo de votar - e pensem não somente em si mesmos, bem como em toda a coletividade moitense. Esperamos por bons nomes. Vejamos o que eles têm a nos dispor...
0 comentários:
Postar um comentário