Hoje vamos aprender a recuperar um cartão SD (ou um HD, HD externo, Pendrive ou qualquer mídia removível) danificado. Para isso usaremos o nosso Ubuntu (ou a sua distribuição linux preferida) e as ferramentas testdisk e Gparted. Vamos lá!
Pera ai, mas como sei que meu cartão SD está danificado?
Simples: quando você conecta ele no seu PC e ele dá erro na montagem. Isso é muito comum de acontecer após você retirar uma mídia removível do seu PC sem “removê-la” ou “ejetá-la” do seu sistema antes.
O primeiro passo é abri nosso terminal e instalar o testdisk
sudo apt-get install testdisk
Agora vamos abri-lo:
sudo testdisk
E será aberta a tela abaixo:
Clique em Create e vamos prosseguir. Na próxima tela serão mostrados os discos presentes no seu sistema (montados ou não). Escolha o que quer recuperar e clique em Proceed.
Na próxima tela o próprio testdisk irá marcar o sistema de arquivos que seu cartão SD foi formatado. Caso seja um sistema diferente dos apresentados, ele irá marcar none. Note que é imprescindível usar a opção que o testdisk marcou. Só mude se você tiver extrema certeza disso.
Na próxima tela vamos clicar em Advanced
Selecionamos a partição (ou o sistema de arquivos) e clicamos em Undelete
Neste ponto você poderá fazer backup do seu cartão SD. Para selecionar todos os arquivos pressionea, para selecionar 1 por 1, pressione c no arquivo desejado.
Na próxima tela você terá a opção de salvar o seu backup em algum diretório no seu disco primário do sistema. Escolha onde quer salvar pressionando Enter (se for uma pasta sem sub-pastas) ou c para selecionar a pasta que está sendo exibida.
Após o backup com sucesso, será mostrada a tela abaixo
Pronto. Nossos arquivos estão salvos. Pressione q até sair do testdisk. Agora é só formatar novamente nosso cartão SD, e para isso usaremos o Gparted. Clique aqui para instalá-lo ou abra seu terminal e digite:
sudo apt-get install gparted
Escolha a unidade a ser formatada, clique com o botão direito nela, clique em Novo, escolha o sistema de arquivos e as outras opções que desejar, e aplique as alterações.
Pronto, copie os arquivos que fizemos backup de volta para seu cartão SD. Viu como é fácil?
Fonte: Seja Livre
1 comentários:
Boa dica, valeu!
Postar um comentário