segunda-feira, 13 de junho de 2011

Facebook vai à bolsa de valores em 2012 e pode valer US$ 100 bi, diz TV

Segundo CNBC, rede social vai pedir oferta pública de ações até novembro.
Operação no início de 2012 deverá ser coordenada pelo Goldman Sachs.

Mark Zuckerberg, fundador do Facebook, maior rede social do mundo (Foto: R. Galbraith/Reuters)
A rede social Facebook deve fazer pedido de oferta pública inicial de ações (IPO, na sigla em inglês) entre outubro e novembro. A informação é da rede de TV americana CNBC. A estreia da empresa no mercado de ações seria uma das mais antecipadas da década.
A operação pode avaliar o site como valendo até mais de US$ 100 bilhões, segundo a expectativa de investidores do Vale do Silício, região na Califórnia onde estão boa parte das sedes das empresas de tecnologia dos EUA, incluindo o Facebook.
A venda das ações deve ocorrer provavelmente no primeiro trimestre de 2012 e o Goldman Sachs parece posicionado para ser o coordenador-líder do IPO para o Facebook.
O mercado especula sobre a abertura de capital do Facebook desde que o site alcançou o posto de maior rede social do mundo, ultrapassando o MySpace. Em setembro de 2010, um membro do conselho da companhia já havia indicado que as ações do site iriam começar a ser vendidas em 2012.
Entretanto, o membro do conselho, co-fundador do PayPal e investidor Peter Thiel destacou que a negociação não aconteceria até o fim de 2012, e também dependeria da empresa atingir metas de receita e do desenvolvimento do modelo de negócios.
O Facebook, rede social idealizada por Mark Zuckerberg e seus amigos em um dormitório de Harvard em 2004, é uma empresa privada cujas informações financeiras são ínfimas. Com 600 milhões de usuários, o site é acompanhado de perto por investidores que esperam poder comprar ações da companhia um dia.

sábado, 11 de junho de 2011

Banda larga cresceu 19,2% no Brasil em 2010, diz Anatel

País chegou a 15,5 milhões de acessos no ano passado. Expansão de 30,7% na TV por assinatura foi recorde.

O Brasil fechou 2010 com 15,5 milhões de conexões de internet de alta velocidade, a chamada banda larga, um aumento de 19,2% em relação a 2009. A informação consta de relatório anual divulgado nesta sexta-feira (10) pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).
A velocidade média da conexão no Brasil também cresceu, apontou o levantamento. “Ano a ano, o percentual de acessos com velocidades menores que 512 kbps tem diminuído e cresce o volume de acessos com velocidades superiores a esse patamar. Em 2010, velocidades superiores a 2 Mbps representavam 19% dos acessos em serviço”, informa o relatório.
O número de empresas que prestam serviço de acesso à banda larga aumentou 38,6% no período, chegando a 2.500 autorizadas.
TV por assinatura Segundo a Anatel, ao final de 2010 o Brasil tinha 9,8 milhões de assinantes de serviço de TV paga, crescimento de 30,7% em relação a 2009. A expansão do ano passado foi a maior verificada no setor pela agência desde 1998, ano em que o segmento passou a ser acompanhado.
“Esse crescimento elevado deveu-se, em grande parte, à entrada de novos players no mercado, principalmente operadoras ligadas às concessionárias de telefonia fixa. Também contribuiu para essa evolução o aumento do poder aquisitivo da população, sobretudo na Classe C, cujo crescimento tem despertado o interesse das prestadoras de TV por assinatura, até então mais focadas nas classes A e B”, informa o documento.


quinta-feira, 9 de junho de 2011

Hacker invade página da Trend Micro, 3ª maior fabricante de antivírus

A página principal do site brasileiro da companhia antivírus japonesa Trend Micro foi desfigurada por volta da meia noite desta quinta-feira (9). O ataque foi assinado pelo grupo “aneurysm.inc” e por um hacker que usa o nome de “magnific”. A página desfigurada ficou pouco tempo no ar.
“Faz o seguinte então, me arranja um emprego, estou cansado de roubar”, afirma a mensagem deixada pelo invasor, que também faz várias acusações contra a Trend Micro. A página continha apenas a mensagem e nenhum vírus.
Registros de ataques do grupo “Aneurysm.inc” começaram no site Zone-H, em 2004. Entre as páginas invadidas estão vários sites do governo.
A Trend Micro não é a única empresa de segurança a ter problemas do gênero. A Symantec também já teve páginas comprometidas e a Kaspersky teve um vírus hospedado em suas páginas. A McAfee, que também fornece os serviços de segurança de sites “McAfee Secure”, também já teve falhas encontradas em suas páginas web.
Em 2008, sites internacionais da própria Trend Micro foram infectados com código malicioso. A Trend tem a terceira maior fatia do mercado de antivírus, estando atrás de McAfee e Symantec.

Veja abaixo a mensagem deixada no site desfigurado da Trend Micro. Mensagem deixada pelo invasor da página da Trend Micro (Foto: Reprodução)

segunda-feira, 6 de junho de 2011

Microsoft apresenta características do próximo Windows

A Microsoft ofereceu na quarta-feira (1) na Califórnia (EUA) uma antecipação de como será a próxima versão de seu sistema operacional Windows, que está sendo desenvolvido para concorrer no mercado dos tablets.

O novo software pretende adaptar o ambiente tradicional do Windows a um sistema de telas sensíveis ao toque, aplicativos e menus dinâmicos, que tomará como referência a estética e a funcionalidade de sua versão atual para celulares Windows Phone 7.

O herdeiro do Windows 7, denominado extraoficialmente de Windows 8, foi apresentado brevemente na quarta-feira na conferência "D9: All Things Digital", que está sendo realizada esta semana em Rancho Palos Verdes, no sul da Califórnia.

Tela inicial do Windows 8 apresentada em evento na Califórnia (Foto: Divulgação)
Tela inicial do Windows 8 (Foto: Divulgação)Steven Sinofsky, presidente da divisão do Windows, assegurou que o próximo sistema servirá tanto para o ambiente habitual de escritórios, com mouse e teclado, como para dispositivos móveis.
A primeira demonstração do Windows em um tablet, que para funcionar precisa estar conectado a um computador convencional, correu a cargo de Julie Larson-Green, vice-presidente do Windows Experience. O teste provou que a Microsoft está realizando progressos no desenvolvimento do novo sistema que, segundo a empresa, funcionará em diversos tipos de equipamentos. À primeira vista, a nova plataforma supõe uma mudança drástica em relação a seus antecessores, a maior remodelação desde o Windows 95, há quase 16 anos.

Entre outros aspectos, o próximo Windows não apresenta os tradicionais comandos de inicialização na parte inferior da tela e os substitui por um menu oculto que aparece em uma das laterais, enquanto os diversos programas são mostrados visualmente como se fossem aplicativos.
"É um Windows completo", disse Julie Larsson-Green, que reconheceu que a estética foi inspirada no sistema operacional para celulares, embora tenha sido ajustado para "aproveitar o espaço de uma tela maior".
A previsão é que o novo Windows seja lançado em 2012, Mais detalhes serão fornecidos na conferência que a Microsoft organizará em setembro na Califórnia.

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Escola de Porto Alegre usa tablets para alfabetizar crianças

Os alunos de 3 a 6 anos matriculados na educação infantil do Colégio Israelita Brasileira, em Porto Alegre, são alfabetizados com ajuda dos tablets iPad. Cerca de 130 crianças têm aulas semanais com o aparelho.
As atividades são propostas de forma individual, em dupla ou em grupo de até quatro pessoas. O iPad foi escolhido pela instituição, segundo a coordenação, pela facilidade no manuseio e seleção das informações na tela através do sistema touch screen, pela diversidade de aplicativos e softwares disponíveis para uso pedagógico e pela tela multitoque, que facilita as trocas entre os alunos.

Crianças utilizam os iPads pelo menos uma vez por semana (Foto: Stúdio Aronis/ Divulgação) 
A coordenadora pedagógica de educação infantil do Israelita, Ana Margarida Chiavaro Machado, afirmou que o Projeto iPad na Sala de Aula está atrelado à proposta curricular da instituição de ensino. "Com brincadeiras, jogos e outros aplicativos atingimos todos os tipos de alunos. As crianças estão muito acostumadas com o touch, por isso há facilidade de aprendizagem."
Com os tablets as crianças aprendem a fazer o traçado dos números, têm atividades com as próprias fotos e nomes, entre outras.
Para Ana Margarida, ao mesmo tempo que o Ipad ajuda a alfabetizar favorece, entre outros fatores, a interação, curiosidade, trabalho em grupo, coordenação motora e trocas afetivas entre as crianças. O objetivo, segundo a coordenadora, é expandir o projeto para os alunos dos ensinos fundamental e médio. fonte G1 tecnologia.

sábado, 7 de maio de 2011

Linux forense em Português – Brasil


A um tempo eu venho divulgando aqui alguns sistemas operacionais baseados em Linux, voltados para pericia forense computacional, o ultimo que eu divulguei se eu não me engano foi o DEFT v6.1.
Apesar de todos os sistemas forense já divulgados aqui serem muito bons, eles não possuem suporte a língua portuguesa do Brasil e isso pode ser um problema para algumas pessoas, pelo menos até esse segundo parágrafo :D .
O FDTK – UbuntuBr é uma distribuição Linux baseada em Ubuntu (obviamente), voltada para pericia forense computacional, que conta com suporte a língua portuguesa do Brasil, tanto no próprio sistema operacional quanto na página de ajuda de algumas ferramentas, o que ajuda e muito os usuários leigos a entenderem para que serve e como se usa uma determinada ferramenta.
Veja abaixo a tela das opções de boot e o desktop do FDTK-UbuntuBr:

Obs: Para aumentar as imagens, clique sobre as mesmas.

Como qualquer distribuição Linux voltada para pericia forense computacional que se preze, o FDTK também possui uma grande variedade de ferramentas forense, que podem atender o perito em todos os passos de uma analise forense, desde a criação da imagem de disco e coleta de dados, até a criação dos relatórios da pericia.
Uma ferramenta que esta presente no FDTK, que vale ser lembrada é a ophcrack, que é capaz de revelar a senha de sistemas Windows.
Veja abaixo algumas das ferramentas do FDTK:


Nesse ponto é importante lembrar que grande parte dessas ferramentas, também podem ser usadas por hackers e crackers para analise, segurança ou até mesmo invasão de um sistema.
Como foi dito no inicio deste post, talvez a principal vantagem do FDTK é que no caso das ferramentas que são executadas diretamente do terminal, depois de abrir o terminal o FDTK abre algumas janelas de auxilio em português, informando opções de comando e descrições da ferramenta e das opções, dessa forma até mesmo um usuário leigo poderá entender como a ferramenta funciona e como ele pode usa-la. No exemplo abaixo eu abri a ferramenta md5sum que checa e lê MD5.


Se você digitar o nome do comando mais opção de ajuda (md5sum –help), as informações de ajuda que irão aparecer também estarão em português.


O FDTK-UbuntuBr é gratuito e pode ser baixado no site dos desenvolvedores, a versão mais recente e estável é a 3.0, para baixa-la clique em “Formulário de Download“, preencha o formulário e avance, o download começara em seguida.
Em breve eu estarei postando algumas vídeo aulas e tutoriais sobre algumas ferramentas forense, por isso não deixem de acessar o Tecnologia em Primeira Mão.

quinta-feira, 31 de março de 2011

Molhou o celular? O que fazer?

Hoje em dia já não é nada incomum ouvirmos histórias ou conhecermos pessoas que tenham passado pela indesejada experiência de molhar o celular. As histórias possuem variação, mas algumas são mais comuns: derrubar o celular na pia do banheiro cheia d'água, colocar a roupa para lavar com o celular no bolso da calça, ser jogado na piscina pelos amigos com o celular ou até mesmo derrubar o amado aparelho no vaso sanitário.

O acesso cada vez mais facilitado, a diminuição no tamanho e a utilização mais frequente dos celulares acabam tornando-os ferramentas totalmente comuns no nosso dia a dia, sendo assim muito mais fácil nos descuidarmos e acidentes ocorrerem.

Sabemos muito bem que eletricidade e água não combinam, portanto acidentes que envolvam celular – ou quaisquer outros aparelhos eletrônicos – e água tendem a serem mais preocupantes pois a possibilidade de se estragar o equipamento é muito grande. Porém se soubermos o que fazer quando isso ocorrer e agirmos com rapidez, temos grandes chances de salvarmos nossos aparelhos e consequentemente informações que guardamos dentro deles. 


Primeiros socorros


O principal a se fazer quando o pior já aconteceu é ser rápido e preciso. Retirar o aparelho imediatamente do contato com a água e logo em seguida remover a bateria do mesmo são ações simples que podem determinar o sucesso ou fracasso do processo de salvamento. Como sabemos muito bem a água conduz eletricidade e, no caso do contato dela com os componentes internos de um equipamento eletrônico, a condução descontrolada da eletricidade faz com que circuitos e placas sejam queimados. A rapidez em se tirar a bateria é, justamente, uma ação que visa cortar a fonte de energia do sistema eletrônico.

Com a bateria do aparelho removida o segundo passo é retirar o cartão SIM. O cartão é bastante resistente ao contato com a água, portanto basta secá-lo com um pano para evitar a oxidação e deixá-lo guardado. Após devidamente seco o cartão pode até mesmo ser usado em outros aparelhos.

Com a bateria e o cartão SIM removidos deve-se secar externamente o aparelho com papel toalha ou pano. Deixar o aparelho na vertical também pode ajudar a água que penetrou no aparelho escorra. O essencial nesse momento é tentar tirar qualquer resquício de água que for encontrado.


O que fazer agora? Perdi o celular?


Depois de resgatar o aparelho e lhe aplicar os primeiros socorros descritos não há mágica a se fazer. O mais importante é conter a ansiedade e a pressa e se ligar o aparelho para testá-lo. O fato de não observarmos água pelo exterior não significa que internamente o equipamento esteja seco. O religar precoce do aparelho muitas vezes é o momento onde se queimam placas e circuitos. Depois das ações imediatas o mais indicado é levar o aparelho para assistência técnica que possui aparelhos e conhecimento apropriados para agir nessas situações. No entanto algumas ações amadoras, portanto mais arriscadas, podem ser realizadas para se acelerar o processo natural de secagem e fazer com que a água dentro do celular evapore mais rapidamente. Todas as ações devem ser tomadas com o aparelho sem a bateria.


Secador de cabelo?


Algumas pessoas indicam o uso de secadores de cabelo para a secagem interna do celular. De fato essa é uma atitude que poderá ser benéfica, desde que seja prestada atenção a alguns detalhes. Nunca deve ser utilizado o ar quente do secador visando acelerar o processo de evaporação da água no aparelho. A temperatura elevada do ar poderá vir a danificar outras peças. O secador tem a função, justamente, de assoprar a água interna para fora e não evaporá-la pelo calor do ar. Em função das aberturas que dão acesso ao interior do aparelho geralmente serem estreitas pode ser necessário ficar assoprando o celular com o secador por um bom tempo para que a água saia. Seria indicado manter o processo enquanto for possível notar que esteja saindo água do aparelho, bem como parar caso perceba que a ação não está surtindo efeito.


Colocar o aparelho em exposição ao sol


Muitas pessoas são tentadas a expor o aparelho depois de molhado a altas temperaturas, como a luz do sol, para acelerar o processo de evaporação da água que possa estar dentro do celular. Porém o importante nesse momento é não ser radical. Expor o equipamento a temperaturas elevadas demais poderá causar outros danos aos componentes. Vale ressaltar que em nenhum momento deve-se expor a bateria do aparelho a temperaturas elevadas, isso pode acarretar a explosão da mesma e acidentes ainda piores poderão ocorrer.


Devo abrir o aparelho?


Abrir o aparelho nunca é indicado, a não ser que se tenha muita certeza e conhecimento do que se está fazendo. O fato do celular ter caído na água já faz com que seja cancelado qualquer garantia que o equipamento tenha, porém abri-lo sem conhecimento técnico poderá originar outros danos além dos possíveis já sofridos.


Quando devo religar o celular?


O prazo para deixar o aparelho desligado e sem a bateria é de pelo menos três dias. Durante esses dias poderão ser realizadas as ações aqui descritas. Vale lembrar que essas são ações logicamente apropriadas mas que devem ser tomadas sabendo que não são cientificamente comprovadas, portanto, colocando sua conta em risco. Após os dias de descanso caso não seja notado nenhum sinal de água ou umidade, como o embaçamento no interior da tela, poderá se religar o celular para verificar se ele ainda funciona. Caso os circuitos não tenham queimado no contato imediato com a água e a secagem interna do aparelho tenha ocorrida com sucesso o aparelho voltará a funcionar, porém não é certo que isso ocorra.

quinta-feira, 17 de fevereiro de 2011

Configurar rede sem fio no Ubuntu

Configurar rede sem fio no Ubuntu
Instalei a pouco tempo o Ubuntu 10.04 no meu note, mas a conexão Wi-Fi não consigo configurar. Você poderia me ajudar a configura-la? Obrigado e um grande abraço!

Para você configurar uma rede Wi-Fi em seu PC usando o Ubuntu, clique no menu Sistema > Conexões de rede. Será exibida uma tela de configurações. Clique na guia “Sem fio”, essa tela funciona como um assistente de configurações. Informe um nome no campo Nome da conexão. No campo SSID, você deve informar o nome da rede sem fio que pretende usar. Caso a rede tenha sido configurada com senha, você deverá informa-la na guia “Segurança sem fio”. Se não, essa etapa da configuração não será necessária. Após informar os parâmetros correspondentes à sua rede, clique no botão “Aplicar”. Um ícone que corresponde a placa de rede deverá estar visível, próximo ao relógio, no canto superior da tela. Se a execução desses passos não surtirem efeito, verifique se a sua placa de rede sem fio está habilitada. Existem alguns modelos de placa de rede que podem não ser suportadas pelo sistema operacional. Na ausência de driver, será preciso instalá-lo manualmente. Se você enfrentar alguma dificuldade em reproduzir os passos descritos na coluna, não deixe de postar as suas dúvidas ate a próxima e lembre-se tecnologia é primeiro aqui.

terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

GOVERNO FEDERAL PLANEJA EMPLANTAR TABLET'S EM LUGAR DE LIVROS

Tablets e banda larga popular. Esses foram alguns dos tópicos respondidos pelo ministro Paulo Bernardo, das Comunicações, durante entrevista concedida a jornalistas. Tendo em vista uma Campus Party abarrotada de geeks querendo comprar novos gadgets, o ministro disse que gostaria de aplicar a mesma política fiscal dos notebooks aos tablets. Ou seja, os impostos podem cair.
Não é novidade para ninguém que o Governo Federal fez ajustes fiscais para que os computadores de mesa e notebooks barateassem. O resultado disso foi um aquecimento da indústria nacional de tecnologia. Os tempos são outros, e Paulo Bernardo mostrou posicionamento similar ao da presidente Dilma Rousseff. De acordo com ele, uma redução nos impostos para esse tipo de produto estaria em estudo.
Os produtores nacionais de tablets estão preparados para rapidamente iniciar a montagem de aparelhos que custem mais em conta. Para tanto, seria necessário abrir mão de diversos impostos que atualmente o governo recolhe das peças importadas que compõem os tablets – como processadores e memórias RAM.

Sobre a banda larga popular, Paulo Bernardo afirma que há um esforço muito grande para que o PNBL vá para frente. O Ministério das Comunicações, em parceria com a Anatel, está disposto a diminuir o ICMS recolhido pelas empresas de telecomunicações. De acordo com o ministro, até mesmo zerar o imposto é uma opção, desde que as operadoras repassem essa diminuição de custo para os consumidores finais (será que isso acontece?).
O desejo de Paulo Bernardo é, no longo prazo, que os brasileiros possam pagar R$ 30 mensais por uma conexão de 512 kbps. Ele admite que essa velocidade não é a ideal para quem quer baixar um filme em três dimensões (palavras do ministro, acredite se quiser), mas que é suficiente para uma pessoa que nunca teve acesso à internet, mas que comprou um computador recentemente (fazendo proveito dos programas de inclusão digital do governo) e quer acessar a internet de forma modesta.
Quando o assunto é a suposta tentativa da Anatel de obter acesso a dados sigilosos de assinantes de telefonia, o ministro não toma uma posição oficial. Ele só pede cuidado na hora de repercutir a opinião de advogados (o que a Folha de São Paulo fez) porque normalmente esses advogados são os mesmos que atendem as empresas de telefonia (que certamente não querem uma fiscalização ainda maior de suas atividades).